Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Contribuintes reclamam do aumento do IPTU em Londrina

08/01/18 às 11:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quem conseguiu acessar o valor do IPTU 2018 em Londrina pela internet já reagiu pelas redes sociais. E vai ter protesto também nas ruas. Moradores e comerciantes vão se manifestar sábado (13) às 11h no Calçadão contra o aumento, que pode chegar a 300% e é considerado abusivo. "As pessoas que pagavam R$ 300 ou 400 agora vão pagar R$ 1500. E a parcela vai se assemelhar a um aluguel. Por mês, o contribuinte vai ter que pagar um valor à Prefeitura", explicou o comerciante Cláudio Lusa.

O reajuste do IPTU foi baseado na atualização da planta de valores dos imóveis na cidade. Vários setores da sociedade civil organizada pressionaram por alíquotas de 0,5%, metade da atual . Mas a Câmara acabou aprovando um escalonamento do reajuste começando em 0,65 % até chegar a 1%. Mesmo assim, a grande maioria dos contribuintes londrinenses pagará aumento bem superior à inflação. Com isso, a Prefeitura pretende arrecadar 110 milhões a mais do que no ano passado.

Os quase 232 mil boletos com a cobrança do IPTU 2018 serão distribuídos pelos Correios juntamente com a taxa de coleta de lixo. Os contribuintes devem ficar atentos, porque os vencimentos já começam na próxima semana entre os dias 15 e 24 de janeiro. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Vence nesta terça-feira a quarta parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Os contribuintes que não concordarem com o valor cobrado podem fazer depósito em juízo e discutir na justiça sem perder direitos a descontos e parcelamentos. "A pessoa tem que procurar um advogado especialista nessa área para que seja orientado", afirmou Marcus Ginez, presidente do Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública (Congep).

(Reportagem: Livia de Oliveira)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá