Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Copel enfrenta segundo pior evento climático já registrado no Paraná

15/10/21 às 17:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As fortes chuvas que atingiram as regiões Oeste e Noroeste do Estado na madrugada desta quinta-feira (14) se tornaram o segundo evento climático mais grave já enfrentado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), atrás apenas do ciclone-bomba registrado na região Leste em junho de 2020.

De acordo com a empresa, 330 mil domicílios foram afetados pelo temporal, com a danificação de 321 postes. Até o momento, 268 mil unidades consumidoras tiveram o serviço normalizado. Mais de 300 equipes estão em campo buscando a regularização do fornecimento.

Superintendente de Operação da Copel, Francis do Alencar Prado destacou que o mutirão para a recomposição do sistema está exigindo a mobilização de todas as áreas da empresa. “Remanejamos equipes de outras áreas e de outras regiões do Estado para ajudar nos trabalhos. A nossa expectativa é de que até o fim do domingo boa parte das cargas esteja restabelecida”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível

Na região Oeste, 36 mil domicílios ainda estão sem luz. Jesuítas foi uma das cidades mais atingidas – nove torres de uma linha de alta tensão foram ao chão por causa da força dos ventos. A rede básica de distribuição de energia também foi severamente danificada na região.

“Na linha que fica entre a comunidade Espigão Azul, em Cascavel, e Jesuítas, tivemos um caso com 17 postes quebrados. Temos duas equipes de obras atuando na reconstrução dessas redes”, disse o gerente regional de manutenção da Copel, André Janiaski.

A dificuldade de acesso às redes danificadas em áreas rurais é outro problema enfrentado pelos técnicos da companhia. Em Francisco Alves, no Noroeste, as duas fontes que chegam ao município, uma por Guaíra e outra por Iporã, tiveram postes quebrados em pontos que não estão permitindo passagem de caminhão. Para agilizar o serviço, em alguns casos as equipes estão instalando postes de fibra de vidro, mais leves, para facilitar a reconstrução. Casos semelhantes ocorreram também em Cafelândia, Mariluz e Moreira Sales.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

ÁGUA – Na região Oeste, segundo a Sanepar, cinco cidades permanecem com o abastecimento comprometido: Toledo, Formosa do Oeste, Diamante do Oeste, São José das Palmeiras e Iracema do Oeste. Em Toledo foi instalado um gerador na estação elevatória que abastece os moradores do Jardim Porto Alegre, Jardim Gisele, Jardim Concórdia, Bandeirantes e Independência. A unidade fica na comunidade do Poty, próximo ao aeroporto da cidade. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 22h desta sexta-feira (15). Outro gerador foi instalado em Formosa do Oeste, porém o abastecimento só deve normalizar no sábado (16).

O problema no fornecimento de água em razão da falta de energia atinge também os distritos de Maratona, Palmital e Palmitópolis, em Nova Aurora; distrito de Carajá, em Jesuítas; Luz Marina e São Judas Tadeu, distritos de São Pedro do Iguaçu; distrito de Bela Vista do Oeste, em Guaíra; São Sebastião, em Vera Cruz do Oeste; Ponte Nova, em Diamante do Oeste; Vila Candeias, em Maripá; e o distrito de Bragantina, em Assis Chateaubriand, onde o abastecimento está sendo feito parcialmente com um poço e auxílio de caminhão-pipa.

Na região Noroeste permanecem com problemas na distribuição as cidades de Moreira Sales, Campina da Lagoa, Juranda e Quarto Centenário. Com isso, o sistema está sendo abastecido com caminhão-pipa.
Na regional de Cascavel continuam sem energia os sistemas de Corbélia, Ramilândia e Catanduvas. Na região de Umuarama, os sistemas mais afetados são os de Francisco Alves, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Xambrê e Perobal.
Os demais sistemas atingidos pelo temporal já tiveram a energia restabelecida e a normalização no abastecimento de água.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá