Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Covid-19: Justiça nega pedido de lockdown para estado

04/07/20 às 17:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O juiz substituto da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba Eduardo Lourenço Bana negou neste sábado (04), o pedido do Ministério Público para o lockdown, ou fechamento total do estado. O pedido foi uma tentativa de reduzir o número de casos de Covid-19 no Paraná.

Segundo Lourenço Bana, o estado já emitiu um decreto onde suspende o funcionamento das atividades econômicas não essenciais pelo período de quatorze dias nos municípios abrangidos nas regionais de saúde com os maiores números de casos.

No pedido, o Ministério Público havia pedido que houvesse a interrupção total de atividades econômicas tidas como não essenciais à vida e à saúde das pessoas. O pedido à justiça era para todo o estado e caso não fosse possível, para as áreas consideradas de “gravíssima situação epidemiológica”, como as macrorregiões Leste e Oeste.  O período solicitado 15 dias que seria “correspondente ao tempo de incubação do novo Coronavírus, prorrogáveis enquanto houver necessidade sanitária”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O que para o magistrado, o decreto do estado coincide, justamente com os pontos indicados pelo MP. Além disso, o Governo também instituiu medidas de distanciamento social para tentar frear o avanço dos números, a disseminação do vírus e a evolução da pandemia.

O pedido de lockdown foi negado pelo juiz. Mas em outro ponto, MP e justiça concordaram. O Ministério Público havia pedido para que houvesse a proibição de eventos religiosos e ou com aglomeração de pessoas pelos próximos 14 dias.

“Considerando que a realização de cultos e aconselhamentos religiosos presenciais não podem ser consideradas atividades essenciais, por não gozarem dos requisitos que qualificam esta espécie de atividade, merece prosperar o pedido ministerial neste ponto”.

Cascavel registra 3.489 casos confirmados de Covid-19. Desses, 483 pacientes estão com o vírus ativo. Até agora, 57 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus.  

© Copyright 2023 Grupo Tarobá