Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Covid-19: Paraná quadruplica o número de casos em junho

29/06/20 às 13:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os casos de Covid-19 mais que quadruplicaram no Paraná entre os dias 1 e 28 de junho, segundo os dados da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). O Estado registrava 4.835 contaminados no início do mês e chegou a 20.516 casos neste domingo (28).

O balanço do sábado (27) fixou o novo recorde de confirmações em um dia: foram 1.135 diagnósticos positivos, número que superou os 1.097 casos confirmados na última quarta-feira (24). Para piorar: o Paraná não registra menos que 600 casos diários nos últimos 11 dias.

Com esse crescimento exponencial, o Estado é quem registra o maior aumento dos contaminados pelo coronavírus neste mês em toda a região Sul, indicada como um dos novos epicentros da pandemia no país.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATÉ DOMINGO

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná nesta quinta-feira

Imagem de destaque
DER INFORMA

Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

Imagem de destaque
CRIATIVIDADE

Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã

Rio Grande do Sul e Santa Catarina não chegaram a triplicar o número de infectados. Em junho, os gaúchos saltaram de 9.496 para 25.243 mil contaminados enquanto os catarinenses passaram de 9.498 para 24.364 casos.

Ou seja, no início do mês, o Paraná tinha cerca da metade dos casos de covid-19 e agora está quase igualando a quantidade de infectados dos Estados vizinhos.

PARANÁ PREPARA REAÇÃO AO CRESCIMENTO DO CORONAVÍRUS

Pela primeira vez um integrante do alto escalação do governo do Paraná fez um alerta sobre a covid-19. O chefe da Casa Civil e braço direito do governador Ratinho Junior, Guto Silva, disse que a situação será crítica nos próximos 15 dias e que a administração prepara novas medidas restritivas contra a pandemia.

“Estamos fazendo todo o trabalho de ampliação do sistema de saúde, testes etc, mas recebi novo alerta dos técnicos que as próximas semanas serão duríssimas. Estamos avaliando medidas mais duras para os próximos dias, mas será a consciência da população que garantirá sairmos desta pandemia o mais rápido possível”, disse ele na sexta-feira (26).

O discurso se alinha com a toada do governo, que aposta na conscientização da população mesmo que os números sigam apontando o crescimento exponencial. O uso de máscara, higiene das mãos e proibição de aglomerações são algumas das insistências do governo, mas que não foram respeitadas em diversas situações neste mês.

Para completar, os dois decretos baixados pelo Governo do Paraná no último final de semana não surtiram nenhum efeito no aumento do índice de isolamento social. De acordo com a empresa InLoco, que utiliza uma dados de geolocalização de uma base de 60 milhões de dispositivos móveis, apenas 36% dos paranaenses conseguiram ficar em casa, 1 ponto percentual a menos que a semana anterior.

Paraná Portal 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá