Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Definidas urnas eletrônicas que serão auditadas no Paraná

01/10/22 às 18:43 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Neste sábado (01), a Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou, no auditório do edifício-sede da Justiça Eleitoral, a cerimônia de sorteio e escolha das urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas. 

“Hoje realizamos o sorteio e a indicação das urnas que vão integrar os procedimentos de fiscalização e auditoria da urna eletrônica”, declarou a juíza de Direito Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, presidente da CAVE. Ela explicou que o critério da escolha da PUCPR para a realização do Projeto-piloto do Teste de Integridade com Biometria foi por uma questão de logística e infraestrutura. “Teremos uma eleição tranquila primando pela transparência e lisura”, completou.


A procuradora eleitoral, Dra. Eloisa Helena Machado, afirmou que a Justiça Eleitoral além de dar conta de todo o processo eleitoral também prova que desenvolve um trabalho de forma idônea. “A Justiça está se adiantando a várias situações, dando mais transparência a todo o processo, chamando a sociedade para acompanhar os procedimentos”, disse. Ela também ressaltou a dedicação das servidoras e servidores da Comissão de Auditoria e de todas as pessoas envolvidas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ALERTA

Governo do Paraná deve decretar estado de emergência para dengue

Imagem de destaque
SAÚDE NO PARANÁ

Testagens para dengue e Covid-19 registram aumento expressivo

Imagem de destaque
PARANÁ

Mais seis plantas paranaenses são habilitadas para exportar frango para a China

Imagem de destaque
PAVIMENTAÇÃO

Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em 41 cidades do Paraná


Na abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou que as eleições estão sendo conduzidas com muita motivação: “as pessoas não imaginam a engenharia que é realizar o processo eleitoral”. A seguir, exibiu um vídeo sobre os bastidores da preparação das eleições desde o início do ano. 


Seções auditadas na PUCPR


Seção 470 (177ª Zona Eleitoral - Curitiba)

Seção 708 (177ª Zona Eleitoral - Curitiba)


Seções sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade


Seção 257 (61ª Zona Eleitoral - Arapongas)

Seção 359 (178 Zona Eleitoral - Curitiba) 

Seção 82 (42ª Zona Eleitoral - Londrina)

Seção 452 (143 Zona Eleitoral - Cascavel)

Seção 314 (2ª Zona Eleitoral - Curitiba) 

Seção 47 (192ª Zona Eleitoral - Maringá)

Seção 97 (166ª Zona Eleitoral - Catanduvas)

Seção 257 (10ª Zona Eleitoral - Lapa)

Seção 152 (66ª Zona Eleitoral - Maringá)

Seção 29 (149ª Zona Eleitoral - Jussara)

Seção 48 (38ª Zona Eleitoral - Pitanga)

Seção 80 (76ª Zona Eleitoral - Mauá da Serra)

Seção 68 (103ª Zona Eleitoral - Chopinzinho)

Seção 67 (159ª Zona Eleitoral -  Santo Inácio)

Seção 211 (16ª Zona Eleitoral - Castro)

Seção 16 (96ª Zona Eleitoral - Diamante do Norte)

Seção 10 (95ª Zona Eleitoral - Colorado)

Seção 52 (170ª Zona Eleitoral - Mamborê)

Seção 24 (84ª Zona Eleitoral - Rancho Alegre)

Seção 290 (199ª Zona Eleitoral - São José dos Pinhais)

Seção 8 (162ª Zona Eleitoral - Salto do Lontra)

Seção 47 (91ª Zona Eleitoral - Cruzeiro do Sul)

Seção 148 (29ª Zona Eleitoral - Imbituva)

Seção 59 (75ª Zona Eleitoral - Toledo)

Seção 599 (68ª Zona Eleitoral - Cascavel)


Seções sorteadas e escolhidas para o teste de autenticidade dos sistemas


Seção 51 (14ª Zona Eleitoral - Ponta Grossa)

Seção 48 (128ª Zona Eleitoral - Alto Piquiri)

Seção 63 (58ª Zona Eleitoral - Santa Amélia)

Seção 9 (78ª Zona Eleitoral - Cambé)

Seção 5 (74ª Zona Eleitoral - Araruna)

Seção 212 (174ª Zona Eleitoral - Curitiba)

Seção 46 (164ª Zona Eleitoral - Arapoti)

Seção 95 (13ª Zona Eleitoral - Palmeira)


Transporte


Neste sábado, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontrarão prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente.


Equipes do TRE-PR estão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Conforme a necessidade, será usado deslocamento aéreo. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.  


Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, neste sábado, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h.


Auditorias


As auditorias acontecem neste domingo, 2 de outubro, das 8h às 17h: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, no próprio local de votação, para verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas acontecerá no edifício-sede do TRE-PR, realizado por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria


Cédulas


As cédulas de papel depositadas na urna de lona foram preenchidas por cadetes da Polícia Militar do Paraná e por estudantes universitários da UniDomBosco e do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indicados pelo Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (NEDEL).


Presenças 


Participam da cerimônia de sorteio e escolha o presidente Coimbra de Moura; a Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi; a Dra. Eloisa Helena Machado; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; e o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá