Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dengue é motivo de preocupação em Toledo com mais de 3 mil casos notificados

09/04/20 às 16:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o mundo todo aflito por conta da situação causada pela pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19), a cidade de Toledo também deve se preocupar com outro problema grave neste momento. Toledo vive em 2020 uma gravíssima epidemia de dengue com mais de 3 mil casos notificados até o momento.

Os últimos dados da dengue em Toledo foram divulgados pelo setor de vigilância epidemiológica da Prefeitura na última quarta-feira (08). Os dados apontam 3.075 casos notificados, sendo que já foram confirmados 2.746 casos autóctones (Contraídos no município), 59 casos importados de outras localidades, 56 ainda aguardam resultado e outros 214 foram descartados.

O médico de Proteção à Família, Dr. Fernando Pedrotti, lembra que é importante que todos tomem os devidos cuidados com os seus terrenos e residências e aproveitem esse período em que estão ficando mais em casa por conta do Coronavírus para cuidar dos seus lotes.

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO

Pesquisa Quaest mostra Ratinho Jr com 79% de aprovação

Imagem de destaque

PCPR incinera 1,2 tonelada de drogas em Guaíra

Imagem de destaque
SATISFAÇÃO

Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

Imagem de destaque
COMBATE

Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado

“A dengue é uma doença muito perigosa e que também pode matar. Por isso é muito importante que todos tomem os devidos cuidados com os seus terrenos, residências e também com o seu lixo. Agora que a maioria das pessoas tem ficado muito mais tempo em casa, por conta do Coronavírus é o momento certo para que façam essa limpeza tão necessária. Só assim conseguiremos diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, comentou o médico.

Dr. Fernando Pedrotti, ainda lembra que a dengue é uma doença evitável com cuidados básicos, mas que isso depende da compreensão de todos. “Cuidados básicos com o lixo e a limpeza do terreno e residência podem acabar com a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti. No entanto precisamos da colaboração de todos, uma vez que não adianta alguns tomarem essas medidas e outros manterem os seus lotes com locais propícios para novos criadouros. Somente com a colaboração de todos conseguiremos sair dessa situação”, esclareceu.

Fiscalização e multas

Mesmo com a atual situação ocasionada pela pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19), os agentes de endemias continuam visitando as residências da sede e interior do município de Toledo. Os agentes têm recebido toda a assistência, com a cedência de todos os meios de higienização e também a utilização de máscaras para a realização das visitas.

A fiscalização tem sido realizada de maneira mais intensa nas regiões em que foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti ou alguma pessoa foi infectada com a doença. Nesses locais é criado uma área de fiscalização em um raio de 300m.

O diretor do setor de endemias da Prefeitura de Toledo, Selídio Schimitt, ressalta que esse trabalho tem a intenção de acompanhar mais de perto as regiões mais afetadas pela doença. “Nós temos mapeadas todas as áreas mais afetadas pela dengue e procuramos fazer um trabalho mais intensivo nesses locais, com a intenção de evitar situações ainda mais graves”, explicou, Selídio.

Em Toledo caso sejam encontradas larvas ou um terreno não esteja nas melhores condições o morador será notificado. Em caso de reincidência o cidadão receberá mais uma notificação e será orientado. Caso a situação persista o morador está passível a multa de até 20 Unidades de Referência de Toledo (URT). Cada URT equivale a R$ 75,90, com multas que podem chegar a R$ 1.518,00.

Casos no interior

O interior também tem sofrido com um grande número de casos de dengue, com confirmações em praticamente todos os distritos. O distrito mais infectado é Novo Sarandi, com 134 casos confirmados. Vila Nova é outro distrito muito afetado com 22 casos confirmados.

Os outros distritos com casos de dengue em Toledo são Novo Sobradinho (13); São Luiz do Oeste (05);  Vila Ipiranga (03); Bom Princípio do Oeste (07); Ouro Preto (18); Dez de Maio (04); Concórdia do Oeste (14); e Dois Irmãos (02).

“Nós temos várias equipes de agentes de endemias percorrendo as residências do interior e estamos fazendo uma varredura ainda mais intensa nas áreas com maior número de casos. Mas de todo modo pedimos a colaboração de nossa população para que mantenham limpos os seus terrenos e residências e também cuidem ao máximo de seu lixo. Sem a colaboração de todos não será possível melhorarmos essa situação”, comentou o diretor do setor de endemias da Prefeitura, Selídio Schimitt.

Fonte: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá