Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Deputado de Londrina propõe lei para discutir lockdowns antes de decretos

03/03/21 às 15:18 - Escrito por Weslley Lemos
siga o Tarobá News no Google News!

O deputado estadual Boca Aberta Junior (PROS) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa com o objetivo de derrubar as atuais restrições do decreto estadual 6.983, assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) na última sexta-feira (26). A proposta ainda obrigaria o Governo do Estado avisar com antecedência a população sobre novos fechamentos do setor produtivo.

Como a sessão desta semana foi suspensa, a expectativa do parlamentar é que o projeto passe por votação na próxima segunda-feira (8). Também foi protocolado um pedido de regime de urgência na tramitação, que precisa de quórum de 18 deputados para aprovação. Posteriormente, passará pela Comissão de Constituição e Justiça, comissões temáticas pertinentes e plenário.

“Visa estabelecer, em caso de novos lockdowns ou na prorrogação desse, que toda a sociedade, setor produtivo, de todas as categorias, sejam comunicados por meio dos seus representantes das associações em prazo anterior de 48h antes do seu início. Para que elas possam se preparar”, ressaltou Boca Aberta Junior.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Detran-PR vai leiloar 344 veículos para circulação em vias públicas em abril

Imagem de destaque
SAÚDE

Boletim da dengue confirma 22 mil novos casos e mais 18 óbitos no estado

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná

Imagem de destaque
ECONOMIA

PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%

Esse comunicado seria feito por meio de uma reunião, podendo ser de forma virtual. “Deverão ser apresentados os embasamentos científicos e de saúde pública, bem como o planejamento e propostas alternativas para evitar o colapso na economia paranaense e o desemprego no Estado, direito de manifestação dos representantes presentes”, afirma o texto da proposta.

Lockdown
A projeto de lei ainda sugere que em caso de novos lockdowns, os estabelecimentos não seriam totalmente fechados, mantendo 20% de sua capacidade funcionando, enquanto durar a pandemia.

“Caso não ocorra, que fossem pelo menos comunicadas do que o Governo pretende fazer, das medidas que está pensando adotar. Que preste ao mínimo satisfação para população do nosso Estado, é uma vergonha mais uma vez a gente ter que seguir um decreto unilateral, dado por somente uma das partes”, disse o deputado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá