Deputados paranaenses fazem manifesto contra extinção de municípios

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 13/02/2020 às 14:02

O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) esteve no Jornal Tarobá 2ª Edição para comentar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) proposta pelo governo federal que prevê a extinção municípios com até 5 mil habitantes que não comprovem até 30 de junho de 2023 uma arrecadação de impostos municipais correspondente a, no mínimo, 10% da receita do Executivo.

No Paraná, 64 cidades estariam nessas duas condições. Mas se não houver qualquer condicionante, até 104 municípios, que envolvem uma população total de 500 mil habitantes, correm o risco de ser extintos. 

O tema foi debatido em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (13). Depois dos debates, políticos, membros da sociedade civil e entidades representativas produziram um manifesto intitulado "Carta do Paraná", no qual declaram repúdio à proposta. Leia o manifesto:

CARTA DO PARANÁ

Reunidos em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores, Entidades Representativas de Municípios e de Câmara de Vereadores, membros da sociedade civil, com o intuito de discutir a Proposta de Emenda à Constituição n° 188, de 2019, de ALTERAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO, no que toca à extinção de Municípios com menos de 5.000 habitantes que não comprovarem receita própria, bem como o Projeto de Lei Complementar nº 195/2019, de autoria do Senador Oriovisto Guimarães, que prevê sobre o procedimento para a incorporação e a fusão de Municípios, declaram repúdio às referidas propostas, tendo em vista que a mesmas desrespeitam a história dos 104 municípios que podem ser atingidos no Estado do Paraná, a importância social, econômica e cultural dos mesmos, além de demonstrarem profundo desconhecimento da realidade dos pequenos municípios que executam as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento do Estado e da União e de respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.

Com informações de: Paraná Portal

 



Relacionados

Londrina | 21-02-2020 19:13

Operação Carnaval: sem obras e veículos de cargas nas estradas federais

Operação Carnaval: sem obras e veículos de cargas nas estradas federais

Londrina | 21-02-2020 19:09

Sábado deve ter temperaturas amenas; confira a previsão do tempo

Sábado deve ter temperaturas amenas; confira a previsão do tempo

Londrina | 21-02-2020 18:59

Moringão recebe os candidatos às vagas da prefeitura até sábado

Moringão recebe os candidatos às vagas da prefeitura até sábado

Foz do Iguaçu | 21-02-2020 18:01

Iguaçuense de 1 ano e dois meses realiza transplante de fígado em Curitiba

Iguaçuense de 1 ano e dois meses realiza transplante de fígado em Curitiba

PUBLICIDADE