Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Econorte volta a cobrar pedágio em Cambará neste sábado; saiba o valor

30/05/19 às 16:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir deste sábado (1º) a Econorte volta a cobrar pedágio na praça de Cambará, no norte pioneiro. A praça foi desativada em 2002, quando outro ponto de cobrança foi instalado em Jacarezinho. Ela funcionou até novembro do ano passado, quando a Justiça Federal determinou a liberação das cancelas. No dia 21 de maio, o judiciário autorizou a Econorte a reativar a cobrança em Cambará, desde que a praça de Jacarezinho permaneça desativada. 

Em nota a Econorte informa que, "a partir da zero hora do dia 1º de junho de 2019, a Praça de Pedágio de Cambará será reativada, com tarifa de R$ 21,90 para automóveis e de R$ 38,60 para caminhões de 2 eixos. O valor da tarifa de pedágio em Cambará é o mesmo que era praticado na Praça de Jacarezinho, até a suspensão de sua operação, com a aplicação do reajuste anual conforme previsto em contrato. A cobrança foi autorizada à Econorte por meio de decisão judicial da 1ª Vara Federal de Curitiba.

O valor do pedágio cobrado pela Econorte foi originalmente definido pelo Governo do Estado no edital e leva em consideração a compensação de diversos fatores que provocaram, ao longo de mais 20 anos, o desequilíbrio financeiro do contrato. Entre eles, a redução unilateral pelo governo do valor da tarifa em 50% no primeiro ano da concessão, o atraso no reajuste previsto em contrato das tarifas de pedágio e isenção de pedágio para cerca de 20 mil usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

A Concessionária informa ainda que, em cumprimento da mesma decisão judicial, manterá os atendimentos médico e mecânico emergenciais na BR-153 e  na PR-090, embora essas rodovias não estejam incluídas no contrato de concessão. Já os serviços de conservação desses trechos, serão retomados assim que as equipes forem mobilizadas.

Em relação à obra de interseção em desnível na BR-153, em Santo Antônio da Platina, que havia sido paralisada em cumprimento de decisão judicial anterior, o prazo para ser apresentado o planejamento de execução é de 15 dias, quando será submetido ao Juízo e ao Poder Concedente.

A Econorte reforça o compromisso de manter a qualidade na prestação de serviços aos usuários e o cumprimento das obrigações contratuais, mesmo diante das adversidades das recentes decisões judiciais, somadas aos novos fatores de desequilíbrio que ainda não foram compensados pelo Poder Concedente, como, por exemplo, a isenção do pedágio dos eixos suspensos em vigor desde maio de 2018".


Com informações assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá