Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação de Jovens e Adultos abre matrículas nesta quinta-feira

31/01/18 às 16:46 - Escrito por Redação Tarobá News

Nesta quinta-feira (1), terá início o período de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I. Podem se matricular jovens acima de 15 anos, adultos e idosos interessados em concluir a alfabetização do nível fundamental Fase I, que é do 1º ao 5º ano. As aulas iniciarão na segunda-feira (5), junto com os demais alunos da rede municipal de ensino. 

Para efetuar as matrículas basta se dirigir até uma das 41 unidades que oferecerão as aulas da EJA em 2018, distribuídas em todas as regiões da cidade, da zona rural e urbana. É necessário levar o CPF, RG e comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz. 

Este ano, mais cinco escolas municipais ofertarão essa modalidade de ensino: Noemia Alaver Garcia Malanga; Maestro Roberto Pereira Panico; América Sabino Coimbra (no Residencial Vista Bela); Carlos Dietz e Leonor Maestri de Held. 

A maioria das unidades oferta as aulas à noite, das 19 às 22 horas. Apenas uma escola oferece a EJA no período matutino, das 9 às 12 horas, que é a Maria Carmelita Vilela Magalhães. À tarde, das 14 às 17 horas, as aulas acontecem nas seguintes unidades: CCI Leste, CEEBJA Herbert de Souza, Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, Professora Mari Carrera Bueno, Noemia Alaver Garcia Malanga e Bento Munhoz da Rocha Neto.

O processo pedagógico da EJA é apoiado em diferentes intervenções, mediações e metodologias de trabalho, bem como em experiências extraclasses como visitas de campo, exposições, mostras culturais, entre outras. Além das aulas, a Educação de Jovens e Adultos oferece atividade física, artes, oficinas de culinária, informática, artesanato e diferentes produções.

Segundo a coordenadora da EJA, Déborah Flora dos Santos, a EJA oportuniza a valorização do conhecimento e das experiências trazidas pelos alunos, avançando para a apropriação do conhecimento científico. “Este processo visa consolidar atitudes e valores voltados à formação de cidadãos críticos e protagonistas de sua história”, disse.

Neste sentido, de acordo com Déborah, a Secretaria Municipal de Educação busca assegurar gratuitamente aos jovens, adultos e idosos, que não tiveram acesso à escolaridade regular, na idade apropriada, as oportunidades que considerem as características dos educandos, nos seus interesses, as suas condições de vida e trabalho, mediante uma educação de qualidade.

A lista das 41 unidades que oferecem a EJA, tanto na área urbana como na área rural, pode ser acessada no Portal da Prefeitura de Londrina, através do link https://goo.gl/9ejv7u. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá