Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação divulga resultado da consulta sobre material didático

25/04/19 às 16:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Educação divulgou os resultados da consulta pública sobre o Material de Apoio Didático do Paraná, que começa a ser elaborado nos próximos meses, com base no Referencial Curricular do Paraná aprovado no fim de 2018.

A Superintendência da Educação, responsável pelo desenvolvimento do material, também definiu quais serão os próximos passos do trabalho e anunciou que professores interessados poderão participar da elaboração desse material.

A consulta teve como finalidade conhecer as necessidades e expectativas dos profissionais e estudantes das redes de educação em relação ao material. O engajamento surpreendeu: foram 22 mil respostas de alunos, tanto dos anos iniciais quanto finais do Ensino Fundamental e Médio, e cerca de 10 mil participações de profissionais, de todas as regiões do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Imagem de destaque
AMPLIAÇÃO

Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

Imagem de destaque
CONFIRA

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Os estudantes apontaram, de forma geral, que os livros didáticos utilizados atualmente não estimulam o uso da tecnologia, o trabalho extra-classe  e o aprendizado em grupo. Ainda, muitos acreditam que as atuais publicações não contemplam a realidade e o contexto locais.

Como expectativa, tanto docentes quanto estudantes dizem que gostariam de receber um material que trabalhe com metodologias ativas, a fim de estimular outras competências e habilidades dos jovens. Os alunos também querem ter contato com textos que abordem as características culturais do Paraná e que proponha pesquisas fora da sala de aula.

Os professores, por sua vez, consideraram como uma das principais necessidades do material, que vai ser produzido, a inclusão de sugestões para estratégias para o trabalho com alunos com deficiência e dificuldade de aprendizagem. Na opinião de 60% dos profissionais de educação que participaram da consulta, o melhor formato é o de apostila.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá