Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

ELEIÇÕES 2022: Conheça quem são os candidatos a deputado estadual e federal

26/09/22 às 11:28 - Escrito por Redação Tarobá News com Agência da Câmara de Deputados
siga o Tarobá News no Google News!

Faltando seis dias para o primeiro turno das eleições, milhares de eleitores paranaenses vão as urnas para eleger deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da república. 


No Paraná, 902 candidatos disputam as 54 vagas na Assembleia Legislativa. O deputado estadual eleito terá como objetivo propor leis e fiscalizar o Executivo Estadual. 



Clique e conheça quem são os candidatos a deputado estadual Conheça as propostas e os gastos de campanha.


Além da escolher o representante do Legislativo Estadual, os eleitores paranaenses também vão definir novos deputados federais no dia 2 de outubro. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


A cada quatro anos, 513 integrantes são eleitos para a Câmara dos Deputados. Cada estado tem entre 8 e 70 representantes. O Paraná tem 30 cadeiras na Câmara. 


Assim como o deputado estadual, o legislador federal tem como principais funções legislar e fiscalizar as demandas do Poder Federal. Nos últimos anos, os deputados têm ganhado cada vez mais relevância também na definição do Orçamento federal.


Clique e conheça quem são os candidatos a deputado federal Conheça as propostas e os gastos de campanha


Entenda como é o voto proporcional

Para eleger deputados federais, estaduais e vereadores, o sistema é proporcional, ou seja, descobrir quem foi eleito envolve um cálculo um pouco mais complexo. Para entender, é preciso saber que, nesse tipo de eleição, o voto que você dá para candidatos conta também como voto no partido.


A lógica desse sistema é que cada partido elege um número de candidatos a deputado proporcional ao número total de votos que recebeu em todos os seus candidatos a deputado, além dos votos na própria legenda. Essa é a ideia por trás do Quociente Eleitoral.


Considerando que um determinado estado tem 10 vagas na Câmara dos Deputados e o total de votos válidos foi de 100 mil, significa que cada lugar "custa" 10 mil votos. (Votos válidos são os votos dados em candidatos e em partidos. Os votos em branco e nulos não influenciam no resultado da eleição.)


 100 mil votos válidos ÷ 10 lugares na Câmara = 10 mil votos (Quociente Eleitoral do estado)


O numero de votos de cada partido dividido pelo Quociente Eleitoral indica quantas vagas cada partido tem direito, desprezada a fração. Esse número é chamado de Quociente Partidário.


Então, se o Partido X teve 26 mil votos, ele tem direito a duas vagas – com 10 mil votos por vaga.

26 mil votos ÷ 10 mil:  = 2,6 (Quociente Partidário do Partido X = 2 vagas)


A partir desta eleição, os partidos poderão unir-se em federações. No cálculo de votos, a federação equivale a um partido.


Quanto mais candidatos fortes, mais votos – então, mais cadeiras o partido garante. Esse trabalho conjunto é importante. Tradicionalmente, poucos são os candidatos que conseguem atingir sozinhos o Quociente Eleitoral.


Quem entra são os candidatos mais votados do partido – mesmo que, aqui no nosso exemplo em que o partido garantiu duas vagas, o mais votado tenha tido 18 mil votos, e o segundo colocado, só 2 mil. Quando essa diferença é muito expressiva, esse candidato aqui é chamado puxador de votos. Essa transferência de votos é legítima – ela é um reflexo dessa lógica da eleição proporcional. Alguns grandes puxadores de votos entraram para a história.


Para evitar que candidatos com pouquíssimos votos sejam eleitos, em 2015 foi criada a cláusula de barreira individual – que mantém a transferência de votos, mas obriga cada candidato a conseguir sozinho votos equivalentes a pelo menos 10% do quociente eleitoral.


No nosso exemplo anterior, esse candidato menos votado, com 2 mil votos, seria eleito – mas, se ele tivesse tido menos de mil votos, ficaria de fora, e esse lugar seria redistribuído para os outros partidos.


Cláusula de barreira = 10% de 10 mil = 1.000 votos


As vagas que sobrarem após a distribuição pelo Quociente Partidário, chamadas de sobras, são preenchidas em um cálculo posterior, pela média.


A distribuição das sobras é acessível a todos os partidos que participem do pleito, desde que:

  • O candidato tenha obtido votação equivalente a 20% do quociente eleitoral (pelo menos 2 mil votos, no nosso exemplo);
  • Que o partido do candidato tenha obtido votação equivalente a 80% do quociente eleitoral (pelo menos 8 mil votos, seguindo esse exemplo)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá