Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

ELEIÇÕES 2022: TRE-PR começa a preparar urnas eletrônicas neste sábado (17)

16/09/22 às 07:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza, deste sábado (17) até o dia 26 de setembro, começa a prepar as urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições. Serão inseridos os dados e os aparelhos serão lacrados. 


Em todo o estado, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios. 


Os trabalhos acontecerão nos 154 fóruns eleitorais do Paraná, e poderão acompanhados por qualquer pessoa. é uma atividade pública. 

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO

Pesquisa Quaest mostra Ratinho Jr com 79% de aprovação

Imagem de destaque

PCPR incinera 1,2 tonelada de drogas em Guaíra

Imagem de destaque
SATISFAÇÃO

Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

Imagem de destaque
COMBATE

Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado


Confira o calendário completo em todo o Paraná


Geração de mídias

A carga e lacração é precedida da Cerimônia de Geração de Mídias, nas quais constam os dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatas e candidatos (com os respectivos números, nomes indicados na urna e fotografias). 


As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado.


Fiscalização 

Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar as cerimônias. Nos atos, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados. 

Legislação 


As Cerimônias de Geração de Mídias e Carga e Lacração são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá