Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Encontro discute aprimoramento de gestão e boas práticas no sistema prisional

24/09/21 às 18:02 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

As ações para aprimoramento do sistema prisional em todo o País foram tema da reunião nacional do Conselho dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Pernambuco, nesta quinta-feira (23). O intercâmbio de boas práticas nesta área foi um dos principais pontos do encontro. “O encontro nos possibilitou mostrar os pontos fortes do nosso sistema prisional, o que inclui obras concluídas recentemente ou em andamento, e absorver as boas práticas para levar ao Paraná”, disse o secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Teixeira. “Ganhamos bagagem grande de conhecimento e ideias para melhorias do sistema prisional, principalmente pelo Depen, que está entrando em nova fase, com gerenciamento pleno da população carcerária”, o secretário Marinho.

Também foi abordada a questão da oferta de ensino aos presos. Foi um estaque o programa já em vigor no Paraná de Remição pela Leitura, além de outros projetos que buscam a ressocialização através da educação. O projeto é complementar às ações educacionais regulares e profissionalizantes. Cada obra lida, após o reconhecimento da Justiça, reduz em quatro dias a pena da pessoa presa. A resolução estabelece o limite de 12 livros lidos por ano e, portanto, 48 dias remidos como teto anual dessa modalidade. No Paraná, o programa, regulamentado por meio da Lei Estadual 17.329/12, já previa esse cálculo de remição, sendo o pioneiro no Brasil.

VISITA TÉCNICA – No dia anterior, o secretário Marinho fez uma visita ao Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de observar as práticas do Sistema Penitenciário de Pernambuco e discutir ações que podem ser usadas pelo sistema prisional do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO

Pesquisa Quaest mostra Ratinho Jr com 79% de aprovação

Imagem de destaque

PCPR incinera 1,2 tonelada de drogas em Guaíra

Imagem de destaque
SATISFAÇÃO

Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

Imagem de destaque
COMBATE

Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado

A visita foi coordenada pelo secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco (Seres), Cícero Márcio de Souza Rodrigues, e pelo diretor da unidade prisional, Charles Belarmino. Eles apresentaram o cenário da unidade, com visita nas galerias, no sistema de monitoramento, locais das oficinas de trabalho, os novos espaços para os familiares na parte externa da unidade e também os novos pavilhões do presídio, construídos para uma melhor distribuição dos presos.

Participaram da reunião do Consej a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça; o presidente do Consej, Pedro Eurico; o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Marcio Schiefler Fontes; a diretora executiva do Depen Nacional, Vanessa Luz; o desembargador e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Pernambuco, Mauro Alencar de Barros, além dos secretários estaduais da Justiça e da Segurança – nos estados onde esta pasta é responsável pelo Depen, como é o caso do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá