Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Enem 2021: Segundo dia de aplicação do Enem é neste domingo (28)

28/11/21 às 10:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste domingo, 28 de novembro, acontece o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Serão aplicadas provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.

No Paraná, no primeiro dia de prova, quase 135 mil estudantes fizeram a inscrição, e desses, cerca de 25% não compareceu ao local de prova.  Aqueles que não compareceram ao primeiro dia do exame podem realizar as provas do segundo, que servirão somente para autoavaliação de conhecimentos.

As provas serão aplicadas das 13h30 às 18h30 para os participantes regulares. Os participantes podem conferir horários e locais de aplicação no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. A apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto é obrigatória para entrar na sala de aplicação.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

O que levar – Assim como no primeiro dia de aplicação, neste domingo (28) também será permitido ao participante levar máscara extra, frasco de álcool e garrafa de água. Não será permitido portar qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame. 

Medidas sanitárias – Os participantes devem se apresentar ao local de aplicação das provas utilizando máscara de proteção à covid-19 e permanecer com ela durante toda a aplicação do exame. O uso da proteção facial é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os inscritos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.

Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


Fonte: Inep 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá