Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Escolas municipais receberão campanha de conscientização sobre hanseníase

21/03/18 às 17:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Para falar sobre a hanseníase e desmistificar os preconceitos embutidos nela, a Secretaria Municipal de Educação - em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) - deu início à Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A abertura oficial foi realizada na tarde da última terça-feira (20), no Cismepar. 

Até o mês de junho, cinco escolas municipais participarão da campanha, cujo objetivo é conscientizar as famílias a respeito do diagnóstico da doença, por meio dos próprios alunos. Para isso, uma equipe técnica formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) visitará as escolas municipais Professor Moacyr Teixeira, Vila Brasil, Irene Aparecida da Silva, João XXIII e a Francisco Pereira Almeida Junior.

Os profissionais vão capacitar os professores sobre a hanseníase, formas de diagnóstico, de tratamento e as medidas para o fim do preconceito aos portadores da enfermidade. Além disso, eles darão palestras para as 1.500 crianças, de 6 a 14 anos, matriculadas nestas escolas. Na oportunidade, os estudantes poderão tirar suas dúvidas sobre a hanseníase, saberão mais sobre o teste de sensibilidade, a importância de se observar alterações na pele, como o aparecimento de manchas e levarão para casa o teste. 

Leia mais:

Imagem de destaque
60 ALUNOS

Torneio de Golf-7 para pessoas com deficiência inaugura campo revitalizado pelo Proesporte

Imagem de destaque
INVESTIMENTOS

Governo entrega centros de educação infantil e outras obras emblemáticas em Tibagi

Imagem de destaque
MPPR

Saudade do Iguaçu atende recomendação e cancela realização de show de dupla contratada por R$ 230 mil

Imagem de destaque
ALERTA

Governo do Paraná deve decretar estado de emergência para dengue

O teste de sensibilidade consiste em um desenho do corpo humano, em que, na figura, a criança preenche as áreas que ela e seus familiares identificam manchas, caroços e outras lesões cutâneas com alterações de sensibilidade na pele. Os pequenos também respondem a um questionário que aborda possíveis dores, coceiras ou insensibilidade nas áreas informadas. Tudo isso auxilia os profissionais da saúde a diagnosticarem o possível aparecimento da hanseníase.

Após a finalização dos desenhos e do preenchimento dos questionários, os documentos são avaliados pela equipe escolar, que encaminha os casos suspeitos aos profissionais da saúde. Essas crianças passam por avaliação médica especializada e, caso seja constatada a doença, elas são direcionadas ao tratamento.

Sobre a doença - A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela é transmitida por via respiratória, através da tosse, espirro ou pelas gotículas de saliva, como a gripe, por exemplo. Somente transmitem a doença as pessoas em estágio mais avançado e sem tratamento. Isso porque, é necessário ter uma grande quantidade do bacilo para expeli-los no ar.

Em Londrina, os cidadãos que suspeitarem da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Após o exame clínico, se constatada a suspeita, o paciente deve ser encaminhado aos exames específicos e para a biópsia. O tratamento é totalmente gratuito e oferecido pela rede pública de saúde. 

As crianças menores de 15 anos são acompanhadas e tratadas no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Já os adultos recebem atendimento na Policlínica de Londrina. O tratamento é por meio de medicamento via oral e acompanhamento médico. Em estágios iniciais, ele dura seis meses para ser finalizado; em graus mais avançados, é preciso 12 meses para conclusão.

(com N.Com)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

© Copyright 2023 Grupo Tarobá