Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Escolas municipais receberão campanha de conscientização sobre hanseníase

21/03/18 às 17:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Para falar sobre a hanseníase e desmistificar os preconceitos embutidos nela, a Secretaria Municipal de Educação - em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) - deu início à Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A abertura oficial foi realizada na tarde da última terça-feira (20), no Cismepar. 

Até o mês de junho, cinco escolas municipais participarão da campanha, cujo objetivo é conscientizar as famílias a respeito do diagnóstico da doença, por meio dos próprios alunos. Para isso, uma equipe técnica formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) visitará as escolas municipais Professor Moacyr Teixeira, Vila Brasil, Irene Aparecida da Silva, João XXIII e a Francisco Pereira Almeida Junior.

Os profissionais vão capacitar os professores sobre a hanseníase, formas de diagnóstico, de tratamento e as medidas para o fim do preconceito aos portadores da enfermidade. Além disso, eles darão palestras para as 1.500 crianças, de 6 a 14 anos, matriculadas nestas escolas. Na oportunidade, os estudantes poderão tirar suas dúvidas sobre a hanseníase, saberão mais sobre o teste de sensibilidade, a importância de se observar alterações na pele, como o aparecimento de manchas e levarão para casa o teste. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O teste de sensibilidade consiste em um desenho do corpo humano, em que, na figura, a criança preenche as áreas que ela e seus familiares identificam manchas, caroços e outras lesões cutâneas com alterações de sensibilidade na pele. Os pequenos também respondem a um questionário que aborda possíveis dores, coceiras ou insensibilidade nas áreas informadas. Tudo isso auxilia os profissionais da saúde a diagnosticarem o possível aparecimento da hanseníase.

Após a finalização dos desenhos e do preenchimento dos questionários, os documentos são avaliados pela equipe escolar, que encaminha os casos suspeitos aos profissionais da saúde. Essas crianças passam por avaliação médica especializada e, caso seja constatada a doença, elas são direcionadas ao tratamento.

Sobre a doença - A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela é transmitida por via respiratória, através da tosse, espirro ou pelas gotículas de saliva, como a gripe, por exemplo. Somente transmitem a doença as pessoas em estágio mais avançado e sem tratamento. Isso porque, é necessário ter uma grande quantidade do bacilo para expeli-los no ar.

Em Londrina, os cidadãos que suspeitarem da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Após o exame clínico, se constatada a suspeita, o paciente deve ser encaminhado aos exames específicos e para a biópsia. O tratamento é totalmente gratuito e oferecido pela rede pública de saúde. 

As crianças menores de 15 anos são acompanhadas e tratadas no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Já os adultos recebem atendimento na Policlínica de Londrina. O tratamento é por meio de medicamento via oral e acompanhamento médico. Em estágios iniciais, ele dura seis meses para ser finalizado; em graus mais avançados, é preciso 12 meses para conclusão.

(com N.Com)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

© Copyright 2023 Grupo Tarobá