Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado envia insumos e medicamentos aos municípios do Litoral nesta quinta-feira

30/11/22 às 16:25 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Com a liberação parcial do trânsito da BR-277, o Governo do Estado envia nesta quinta-feira (1) insumos e medicamentos para abastecer hospitais e unidades de saúde do Litoral. O caminhão com quase 900 volumes, com 42 itens, entre medicamentos, soro, material de primeiros socorros, desinfetante, máscaras e luvas, vai sair do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Os insumos ficarão armazenados numa base logística da 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá.


Uma operação conjunta da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil com a Secretaria de Saúde vai dar agilidade ao processo, já que o veículo será escoltado para chegar rapidamente ao local de armazenamento. Além da Saúde, a Defesa Civil Estadual também está em contato com a Ceasa para permitir o fornecimento de alimentos à região, se necessário. Da mesma forma, o abastecimento de combustíveis também está garantido.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior salientou que as equipes do Governo do Estado não medem esforços para atender a população afetada pelas chuvas intensas que atingem o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba desde a semana passada. Quedas de barreiras nas três principais rodovias que vão ao Litoral, incluindo o deslizamento na BR-376, impediam o tráfego até a região.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Com apoio do Estado, operadora vai apresentar atrativos do Paraná a 100 agentes de viagens

Imagem de destaque
PARANÁ

Decreto de Baixo Risco ajuda a bater novo recorde de tempo de abertura de empresas

Imagem de destaque
VEJA NÚMEROS

Com segunda parcela do IPVA, municípios receberam R$ 1,03 bilhão do Estado em fevereiro

Imagem de destaque
APRESENTADO PELA SESA

Paraná apresenta processo de compra de medicamentos por consórcio no Cosud


“Desde o início dessa tragédia, colocamos todas as nossas equipes à disposição para auxiliar os municípios do Litoral e todas as famílias afetadas. Não vamos deixar que falte insumos ou tenha desabastecimento de alimentos e combustíveis na região”, afirmou Ratinho Junior. Na terça-feira (29), ele editou um decreto declarando situação de emergência na região, o que facilitará o repasse de recursos pelo Estado para a recuperação das áreas atingidas.


“Estamos encaminhando esta carga para garantir que os municípios tenham um socorro adicional, caso necessitem. Há uma dificuldade de transporte nas rodovias por causa do impacto das chuvas”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “É um esforço em conjunto do Governo para minimizar as adversidades que estamos enfrentando”.


MEDIDA PREVENTIVA – Embora não haja desabastecimento nestas localidades, a medida é preventiva e pretende assegurar um volume adicional de materiais, considerando a situação na região, integrada por sete municípios. Cerca de 100 cilindros de oxigênio também serão transportados pela Defesa Civil até Paranaguá para atender unidades que encontrem eventual limitação.


O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, explicou que a logística evita a falta de insumos, alimentos e combustível nos municípios afetados. “O veículo da Defesa Civil tem prioridade para passar e conta com escolta para chegar ao destino e ter prioridade na circulação”, disse. “Com relação aos alimentos, já fizemos contato com a Ceasa, mas ainda não há essa demanda na região. Mas quando for necessário, a entrega vai ser feita nesse mesmo formato”.


SERVIÇO AEROMÉDICO – Para os pacientes que tenham alguma necessidade de deslocamento ou transferência, o serviço aeromédico também está em alerta total, tendo feito alguns deslocamentos nos últimos dois dias com pessoas que estavam internadas em Paranaguá. A Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) também está direcionando uma carga extra de álcool em gel, medicamento, avental e outros utensílios para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá