Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado reforça apoio à agricultura familiar com investimentos em cooperativa

12/05/23 às 09:16 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O apoio do governo estadual está fomentando a produção da agricultura familiar em municípios do Noroeste. Alguns empreendimentos que estão se desenvolvendo com projetos e recursos oferecidos pelo Sistema Estadual de Agricultura foram visitados nesta quinta-feira (11) pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. As visitas tiveram a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).


Em Marialva, a comitiva participou da inauguração de um novo espaço na sede da cooperativa Comafrut, viabilizado com recursos do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná), e conheceu um projeto de turismo pedagógico na propriedade da família Tamura, que produz morangos e uvas. A propriedade faz parte do Caminho das Uvas de Marialva. A produção da fruta na cidade tem Indicação Geográfica. A história de Marialva com as uvas começou na década de 1960, com os descendentes japoneses da região.


A primeira-dama destacou a relevância de projetos com essa natureza, que possibilitam inclusive que crianças tenham mais contato com o campo e aprendam as práticas agrícolas em visitas guiadas nas propriedades. “Isso é muito importante para o nosso Estado. Marialva é um município que tem a produção de uva como força e desenvolve projetos em parceria com o Governo para crescer”, ressaltou Luciana. A comitiva também visitou a produção do café Bela Esperança, em Mandaguari.

Leia mais:

Imagem de destaque

Governo propõe mudanças de tributação para conter importação de leite em pó

Imagem de destaque
PREMIADO EM IBIPORÃ

Veja de onde são os ganhadores dos prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná

Imagem de destaque
VEJA CIDADES

Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia

Imagem de destaque
ANO LETIVO

Oito mil alunos da Unicentro voltam às aulas nesta segunda-feira


Os recursos do Coopera Paraná destinados à Comafrut somam aproximadamente R$ 780 mil, e possibilitaram a aquisição de equipamentos para a agroindústria, além de veículo com baú refrigerado e usina fotovoltaica e impressora. “Parabéns aos produtores e técnicos pela visão de trabalhar em torno de um objetivo maior, que é chegar ao mercado com qualidade e preço competitivo”, disse Ortigara.


Segundo o secretário, há possibilidade de, em breve, ser lançado edital para nova edição do programa Coopera Paraná. Ele também mencionou o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que tem como eixos o incentivo à produção de uvas, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. “São mecanismos que estamos aperfeiçoando para possibilitar mais investimentos e agregar valor à agricultura familiar dessa cultura”, acentuou.


O presidente da Comafrut, Nelson Ricieri, agradeceu o apoio do governo estadual e falou sobre novos planos para a cooperativa, entre eles abrir uma loja para vender produtos da agricultura familiar, como sucos e vinhos. “A uva de Marialva já tem Indicação Geográfica, o que valoriza o nosso produto e estamos buscando novas variedades”, salientou.


PESQUISA E EXTENSÃO – Além das ações de extensão rural que viabilizam soluções para as propriedades, o trabalho do IDR-Paraná para fomentar a fruticultura envolve pesquisas, técnicas de manejo e produção de cultivares.


“Temos três estações de pesquisa na área da fruticultura. Esses espaços foram criados para melhorar a vida do produtor rural”, afirmou o presidente do instituto, Natalino Avance de Souza.


Segundo ele, a contratação de novos servidores para o IDR-Paraná, por meio do concurso que já foi autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, é mais um reforço para a fruticultura e para a olericultura, atendendo em especial a agricultura familiar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá