Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado repassa R$ 5,5 milhões a Curitiba para compra de medicamentos

19/05/23 às 20:56 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (19) o repasse de R$ 5,5 milhões ao município de Curitiba. O recurso será transferido nos próximos dias do fundo estadual para o fundo municipal de saúde e deve ser utilizado para compra de medicamentos usados na Atenção Primária à Saúde (APS) da Capital para tratamento dos principais problemas da população. A autorização foi formalizada pela Resolução Sesa nº 638/2023.


Além de remédios para tratar agravos como hipertensão, colesterol, asma e diabetes, também está contemplado insumos como lancetas para punção digital, seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina e tiras reagentes de medida de glicemia capilar.


O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que a medida atende a determinação do governador Ratinho Junior de levar assistência à saúde para perto da população, em todo o Paraná. “Com esse repasse, Curitiba garantirá continuidade na assistência farmacêutica prestada aos usuários disponibilizando medicamentos gratuitamente para a população”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATÉ DOMINGO

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná nesta quinta-feira

Imagem de destaque
DER INFORMA

Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

Imagem de destaque
INFRAESTRUTURA

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

Imagem de destaque
CRIATIVIDADE

Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã


O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é de responsabilidade das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal), sendo gerenciado pelos municípios. No Paraná, o Consórcio Intergestores Paraná Saúde é o responsável pela aquisição dos medicamentos e insumos para 398 municípios.


Somente o Curitiba não faz parte deste consórcio, sendo, portanto, o responsável por comprar, receber, armazenar, distribuir e dispensar os medicamentos e insumos aos seus usuários.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá