Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado repassa R$ 5,5 milhões a Curitiba para compra de medicamentos

19/05/23 às 20:56 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (19) o repasse de R$ 5,5 milhões ao município de Curitiba. O recurso será transferido nos próximos dias do fundo estadual para o fundo municipal de saúde e deve ser utilizado para compra de medicamentos usados na Atenção Primária à Saúde (APS) da Capital para tratamento dos principais problemas da população. A autorização foi formalizada pela Resolução Sesa nº 638/2023.


Além de remédios para tratar agravos como hipertensão, colesterol, asma e diabetes, também está contemplado insumos como lancetas para punção digital, seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina e tiras reagentes de medida de glicemia capilar.


O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que a medida atende a determinação do governador Ratinho Junior de levar assistência à saúde para perto da população, em todo o Paraná. “Com esse repasse, Curitiba garantirá continuidade na assistência farmacêutica prestada aos usuários disponibilizando medicamentos gratuitamente para a população”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Homem é preso após fazer duas pessoas reféns por quase 12 horas no Paraná

Imagem de destaque
RECOBRIMENTO PREVENTIVO

Nova Companhia da PM reforça policiamento nos bairros de Curitiba e região

Imagem de destaque
BAIXA PROCURA

Estados do Sul buscam soluções para ampliar alcance do Cadastro Único

Imagem de destaque
ENGAVETAMENTO

Acidente envolvendo vários veículos deixa sete pessoas feridas na BR-277


O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é de responsabilidade das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal), sendo gerenciado pelos municípios. No Paraná, o Consórcio Intergestores Paraná Saúde é o responsável pela aquisição dos medicamentos e insumos para 398 municípios.


Somente o Curitiba não faz parte deste consórcio, sendo, portanto, o responsável por comprar, receber, armazenar, distribuir e dispensar os medicamentos e insumos aos seus usuários.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá