Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado vai ampliar assistência à pessoa com deficiência

03/12/19 às 17:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As Secretarias de Estado da Saúde e Justiça promoveram nesta terça-feira (03), em Curitiba, o 1º Simpósio Estadual da Pessoa com Deficiência, como partes das atividades do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituída pela ONU.

Estima-se que o Paraná tenha hoje 2.280.549 de pessoas com uma ou mais deficiências e que todas necessitam de algum tipo de apoio institucional e assistencial do Governo do Estado. “É para atender este público, ampliando ações e capacitando profissionais que atuam na área, que a Secretaria da Saúde direciona o seu foco”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Por isso a promoção deste simpósio que tem como objetivo estender o debate sobre o tema entre toda a sociedade”.

O Simpósio aconteceu no auditório da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), e reuniu profissionais de todo Estado para debater a Linha de Cuidado implantada no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOVAS ROTAS

Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena

Imagem de destaque
ÍNDICE GERAL

Destaque nacional: universidades estaduais estão no topo da avaliação do MEC

Imagem de destaque
15 MANDADOS

PCPR faz operação contra grupo ligado a desvio de ração no Norte do Estado

Imagem de destaque
ABRIL LARANJA

Nova fase do CastraPet vai atender mais de 30 mil cães e gatos em 165 cidades do Paraná

“Temos hoje pontos de atenção especializada para atendimento da pessoa com deficiência nas 22 Regionais de Saúde; 25 serviços na modalidade única de reabilitação física, e 19 serviços na modalidade única de deficiência auditiva”, afirmou a coordenadora de Gestão de Serviços Próprios da Secretaria da Saúde, Vivian Raksa.

Segundo ela, o Estado tem ainda, como unidades próprias, o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal, que integram o Complexo do Hospital do Trabalhador; o Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente e o Centro Especializado de Reabilitação em Foz do Iguaçu.

“Esta é a rede preparada hoje para a assistência à pessoa com deficiência, e que pretendemos ampliar ainda mais em 2020, a exemplo do já fizemos neste ano quando agregamos o Hospital de Reabilitação ao CHT e, de início, já ativamos 10 novos leitos de UTI e passamos de 37 cirurgias por mês, para 169”, acrescentou.

A chefe da Divisão da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria, Aline Jarschel de Oliveira, explica que a linha de cuidado de saúde da pessoa com deficiência visa ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação das pessoas que já têm uma deficiência instalada, com equipe multidisciplinar, que abrange a oferta de serviços nas áreas da deficiência auditiva, física, visual e intelectual.

Segundo ela, a porta de entrada é a Atenção Primária, a Unidade Básica de Saúde, onde todo o usuário é atendido e, caso necessite, é encaminhado para a Atenção Especializada e hospitalar. “No caso da pessoa com deficiência, vale ressaltar a importância do trabalho da assistência social, também ofertada na rede estadual”.

PARCERIA – O diretor do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Cortes, ressaltou que o Governo do Estado prepara um cadastro único das pessoas com deficiências. “Vamos reunir os cadastros das duas secretarias e criaremos o cadastro único, para sabermos onde estão estas pessoas, que tipo de deficiências elas têm e principalmente onde podemos melhorar nosso apoio”, disse. “Estamos estruturando esta plataforma digital junto à Celepar e logo mais vamos implantar mais este serviço dentro da inovação que segue a linha estabelecida pelo Governo do Estado, que trata da inovação traduzida como benefício para a população”, afirmou.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá