Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estados do Sul buscam soluções para ampliar alcance do Cadastro Único

22/09/23 às 22:01 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A atualização e regularização dos registros com inconsistências no Cadastro Único (CadÚnico) foi um dos principais temas do encontro que reuniu em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), representantes das secretarias estaduais da área da assistência social dos governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também participaram técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é estimular a regularização para que os programas sociais possam atender a quem mais precisa.


Foi o I Encontro Regional Sul do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas). Em análise da situação do CadÚnico, que é o principal programa consultado para a elaboração das políticas públicas voltadas à assistência social, verificou-se um grande número de famílias unipessoais – compostas por apenas um membro. A ideia do Procad-Suas é realizar a busca ativa dessas famílias para verificar se não há a duplicidade ou se não poderá ser inclusa a um núcleo familiar.


Foram debatidas formas de como fazer essa busca ativa e conscientizar a população sobre a importância da requalificação e de manter os dados atualizados de forma fidedigna. A ideia é que a partir das correções se crie oportunidades para que as pessoas que necessitam da assistência social e de outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do CadÚnico ou com dados desatualizados, possam acessar os serviços.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Desmatamento ilegal da Mata Atlântica reduz 64% no Paraná em 2023

Imagem de destaque
LITORAL

DER/PR divulga vídeo da maquete da Ponte de Guaratuba

Imagem de destaque
BOM RESULTADO

Oito em cada 10 cidades do Paraná tiveram saldo positivo na geração de empregos em 2023

Imagem de destaque
PRESERVAÇÃO

Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com Colombo


Para a diretora de Departamento de Gestão do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento, Ieda Maria Nobre de Castro, esse processo almeja a construção de soluções de forma pluralizada, e os encontros respeitam as particularidades de cada região. “Aqui no Sul, temos um menor número de famílias cadastradas, mas nem por isso podemos deixar de estar aqui. Isso é integração, construção coletiva e mostra a força do SUAS, que deve buscar constantes avanço”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá