Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Evasão escolar: audiência diz que todas crianças devem ser atendidas

16/08/18 às 18:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quarta-feira, 15 de agosto, a Comissão de Educação da Câmara discutiu com a comunidade o Projeto de Lei 93/2018, que cria e implanta o Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar em Cascavel, proposto pela prefeitura. Os vereadores da Comissão, Paulo Porto (PCdoB) e Carlinhos Oliveira (PSC), discutiram alternativas para que o programa continue alcançando todas as crianças e adolescentes de Cascavel.

O programa existe desde 2011 e foi sugerido pelo Ministério Público da Vara da Infância e da Juventude para os gestores da Política Pública de Educação (Municipal e Estadual), e Assistência Social realizassem uma busca ativa dos alunos, como parte da rede de proteção a todas as crianças e adolescentes residentes hoje no município. No Projeto de Lei que tramita na Câmara, o Programa teria como público-alvo apenas os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, sendo possível o convênio posterior com o Núcleo Regional de Educação.

Para o vereador Paulo Porto, “é uma necessidade urgente transformar o programa em lei municipal e política pública permanente, garantindo que as próximas gestões deem continuidade ao trabalho de sucesso realizado até aqui”. Em 2010 o índice de evasão escolar no ensino fundamental em Cascavel era de 3,2% agora é 0,74%, no Ensino Médio era 8,2% e agora é 7,4% e Cascavel tem índices muito melhores que cidades como Foz do Iguaçu (4,23 no Ensino Fundamental e 12,47% no Ensino Médio) e Guarapuava (4,67% no Fundamental e 11,78% no Ensino Médio).

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Para Inez Dalavechia, do Núcleo de Educação, “o programa nasceu para atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, independentemente de estarem matriculados ou não. O Projeto 93/2018 atende apenas os alunos da rede municipal de 1º ao 5º ano e que estão matriculados, deixando de lado, por exemplo, os estudantes da rede estadual e do Instituto Federal do Paraná”.

Pelo relato dos conselheiros tutelares, o programa funciona muito bem e diminuiu em até 70% as demandas do conselho tutelar que antes praticamente só atendia casos de evasão escolar. O promotor de justiça, Luciano Machado, destacou que a primeira responsabilidade de combater a evasão escolar e perceber os problemas existentes é da escola, só depois é que Conselho Tutelar e a Polícia, por exemplo, devem ser acionados.

Os alunos são atendidos pelo programa a partir do momento em que se registram cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no mês. Uma equipe multidisciplinar faz a orientação e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação evasão escolar com idade entre 08 meses a 18 anos, que em sua maioria, abandonam a escola por problemas de saúde, uso de drogas, doença de um dos membros da família, gravidez ou paternidade na adolescência ou vulnerabilidade emocional.

Conforme explica o coordenador do Programa, José César Sagrillo, “em oito anos mais de 22 mil estudantes foram atendidos, sendo 3381 apenas em 2017”. A intervenção garante 100% de permanência na escola no nível municipal e 85% na rede estadual.

Participaram do debate o Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude e da Educação, Luciano Machado de Souza, a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Inez Dalavechia, o Secretário Municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi, representando a Secretaria Municipal de Educação, Débora Jurkevicz e Cristini Colleoni Cavalca, representando o Secretário Municipal de Saúde, Fábio Tomazetto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Claudia Pagnoncelli, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marília Montiel Coutinho, o representante dos Conselhos Tutelares de Cascavel, Everaldo da Silva, o coordenador do Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar, José Cesar Sagrilo e os vereadores Alécio Espínola, Josué de Souza, Policial Madril e Serginho Ribeiro.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá