Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Evento para os profissionais de saúde aborda cenário da Covid-19

19/10/20 às 14:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde participou nesta segunda-feira (19) de encontro online sobre enfrentamento da Covid-19, dirigido a profissionais e coordenadores das 22 unidades do sistema instaladas no Paraná. A pasta apresentou o cenário epidemiológico da pandemia, que hoje mostra sinais de redução.

“Mesmo com números indicando uma contenção, temos que estar atentos e atualizados. Informação aos profissionais da área tem sido importante ferramenta para o combate à Covid-19”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Quando avaliamos os casos registrados por semana epidemiológica, temos hoje uma redução de cerca de 66% em relação ao número de casos”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Acácia Nasr. “Mas não podemos nos tranquilizar pois, mesmo com a indicação de redução, os números de confirmações de novos casos são elevados e a possibilidade de contaminação depende do comportamento das pessoas”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

Ela destacou ainda, junto aos profissionais e aos serviços de saúde, a importância da notificação de casos de síndromes gripais para que esta redução seja realmente confirmada, excluindo a possibilidade de subnotificação”.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a média móvel de casos dos últimos sete dias no Paraná é de 1.051 casos da Covid-19, uma queda de 20% em relação à média móvel de 14 dias atrás, indicando tendência de queda. Cerca 1,71% da população paranaense já foi acometida pela infecção.

Entre as ações destacadas pela secretaria estadual para o enfrentamento da pandemia está o rastreamento de contatos. “Trata-se de uma estratégia implantada pelo Governo do Estado para localizar todos os contatos de pacientes com casos confirmados de síndromes gripais.  Identificando esta rede de pessoas próximas aos contaminados, podemos testar e isolar e, assim, controlar e diminuir a transmissão pessoa a pessoa”, complementou a coordenadora.

PARCERIA - A vídeoconferência foi organizada pelo Centro de Controle e Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da Unimed, reunindo 23 cooperativas médicas no Paraná.

De acordo com o secretário Beto Preto, a parceria, com a troca de experiências e de informações entre os setores público e privado, é fundamental para a saúde e reflete diretamente no cuidado da população.

“Estamos diante de uma pandemia e ainda não temos tratamento farmacológico específico ou vacina disponível. Por isso, é fundamental a integração entre os setores púbico e privado, no sentido de compartilhar informações e promover ações estratégicas”, disse o médico e coordenador das discussões, Luiz Henrique Picolo Furlan.

“O Paraná está sendo um exemplo na condução das ações referentes à pandemia do novo coronavírus. Acreditamos que isso acontece graças ao envolvimento dos setores de forma engajada, responsável, técnica e organizada”, destacou o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá