Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exército dá início a Operação Ágata - Fronteira Sul

22/08/22 às 11:17 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

Está em curso a Operação Ágata - Fronteira Sul, na faixa de fronteira no Estado do Paraná. A ação interagências em coordenação com órgãos federais, estaduais e municipais de segurança pública e de fiscalização tem o objetivo de coibir a ocorrência de ilícitos transfronteiriços, como tráfico de drogas, de armas, mineração ilegal e outros crimes ambientais. No total, aproximadamente 1 mil militares do Exército trabalham em toda a operação, que não tem data para terminar.


A tropa empregada na linha de frente pertence à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel. Os militares realizam bloqueio e controle de estradas e patrulhamento de rios em cooperação com a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.


A Operação Ágata ocorre, ao longo do ano, em toda a faixa de fronteira terrestre, são mais de 16 mil km, envolvendo 11 estados brasileiros que fazem divisa com dez países. Só este ano na região Sul, as apreensões (principalmente de drogas, armas, contrabando e cigarros) resultaram num prejuízo de mais de R$ 9 milhões às organizações criminosas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


A Constituição Federal do Brasil estabelece que a faixa de até 150 km de largura ao longo das fronteiras terrestres, é considerada fundamental para a defesa do território nacional. A atuação das Forças Armadas, por meio de ações preventivas e repressivas, no combate a delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, em situação de normalidade, está amparada pela Lei Complementar nº 136, de 25 Ago de 2010.    

© Copyright 2023 Grupo Tarobá