Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fiscalização do coronavírus faz 33 notificações e autuações em Londrina

22/05/20 às 14:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fazenda e Vigilância Sanitária, endureceu a fiscalização para conter o avanço do coronavírus na cidade. Desde ontem, quinta-feira (21), os fiscais foram às ruas para cumprir os artigos do decreto municipal 602/2020, publicado na quarta-feira (20).

De acordo com o documento, quem for flagrado descumprindo as medidas estabelecidas poderá sofrer sanções que variam de advertência a cassação do alvará. Foi fiscalizado o uso de máscaras em vias públicas, aglomeração de pessoas, falta das medidas de profilaxia e higienização dos estabelecimentos, presença e permanência de pessoas em áreas públicas de lazer, entre outras coisas.

A central da Guarda Municipal foi responsável pelo direcionamento do trabalho. Foi registrado o recebimento de 120 denúncias na data de ontem e os fiscais lavraram 33 termos de notificações e autuações. Durante a manhã e à tarde foram fiscalizados estabelecimentos comerciais que abriram ou fecharam fora do horário estabelecido pelo decreto, e também foi feita orientação para pessoas nas áreas públicas. O decreto reforçou a interdição das praças, parques e demais espaços públicos,  enquanto perdurar o estado de calamidade. À noite o foco foi em bares e restaurantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, destacou a efetividade da regulamentação e garantiu que o trabalho de fiscalização continua no município. “É importante destacar que esse novo decreto é mais efetivo. A parte de orientação ocorreu nas normas anteriores. Agora nós estamos efetivamente indo fiscalizar e autuar quem estiver cometendo infração. Nós já fizemos um trabalho de orientação por mais de um mês e tem um pequeno seguimento da sociedade que não entendeu a mensagem, razão pela qual nós estamos nas ruas e estamos fiscalizando, montando turnos e escalas diferentes para alcançar aqueles infratores de acordo com indicação das estatísticas, ou seja, no início da abertura do comércio, no final e à noite, principalmente nos bares”, frisou.

Ramos disse ainda que o uso da máscara tem sido observado. “Nós não temos tanta infração nesse sentido nesse primeiro momento. De qualquer forma, nós estamos levando máscaras para abordar as pessoas e verificar porque que não está usando e entregando um exemplar. Esperamos que com isso a gente consiga controlar esse processo de contaminação, e que a gente possa colaborar com a saúde para que as coisas terminem bem ao final dessa pandemia”, informou.

Além da fiscalização, os guardas municipais reforçaram o patrulhamento preventivo nas ruas comerciais que foram alvos de denúncias, como por exemplo, as ruas Sergipe, Brasil e Uruguai, além do calçadão e das  avenidas Inglaterra e Saul Elkind.

Na noite da última quarta-feira, após a publicação do decreto 602/2020, a central da GM recebeu 19 denúncias. Foram lavrados oito termos de constatação, três estabelecimentos foram fechados, dois bares e uma tabacaria.

A central 153 da Guarda Municipal continua à disposição para recebimento das denúncias. O serviço funciona 24 horas por dia.

Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá