Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão contra grupo suspeito de fraudar vestibulares

06/02/23 às 13:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná cumpriu no domingo (5) três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema de fraude em vestibulares de universidades estaduais do Paraná. A ação foi realizada por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).


As investigações sobre o caso tiveram início em dezembro de 2022, a partir de representação da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que verificou uma possível tentativa de fraude no vestibular da instituição por meio da utilização de aparelho de telefone celular para transmissão das questões – na oportunidade, o candidato foi desclassificado. 


Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

No curso das apurações, ficou demonstrado que o suspeito é professor de um cursinho preparatório para vestibular em Irati e que já havia tentado a mesma fraude outras vezes. Verificou-se ainda que ele estava inscrito para o vestibular do curso de Medicina de 2023 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – cujas provas foram aplicadas neste domingo (5) –, o que indicou a possível existência de uma organização criminosa.


Expedidas pela Vara Criminal de Irati, as ordens judiciais foram cumpridas em endereços residenciais de Irati e Ponta Grossa, além de um mandado de busca pessoal em Curitiba, logo após o suspeito deixar o local onde realizava o vestibular.


Apreensões – Foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores. Com o investigado, foram localizados um telefone celular, um ponto eletrônico e um microfone oculto em uma tampa de caneta, equipamentos que seriam utilizados para transmitir e receber informações durante a realização do vestibular.


Com base nos elementos identificados, o Ministério Público dará prosseguimento à investigação, identificando eventuais outros integrantes do grupo e possíveis candidatos que se beneficiaram com o esquema fraudulento. As instituições de ensino lesadas com a conduta da organização serão comunicadas para que possam tomar as providências que entenderem cabíveis.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá