Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaeco deflagra operação contra fraudes em licitações de Alvorada do Sul

20/09/18 às 10:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quatro mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (20), pelo núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. A ação faz parte da Operação Perímetro, que investiga, desde janeiro, indícios de organização criminosa integrada por empresário, particulares e servidores públicos municipais do setor de licitações, da procuradoria jurídica e da Secretaria de Finanças de Alvorada do Sul.

Os mandados foram cumpridos em prefeituras, empresas e residências de Londrina, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul. Até agora foram confirmadas as prisões do secretário de finanças e de um empresário de Alvorada do Sul. Inicialmente não há confirmação da participação do prefeito.

Investigação conjunta do Gaeco e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) apurou que o esquema criminoso manipulava licitações para limitar a participação de empresas concorrentes, direcionando os editais para a vitória das empresas do empresário envolvido. Para evitar ampliação da concorrência, a organização aproveitava-se da existência de um decreto municipal que limita a participação, em licitações, de empresas com sedes a mais de 50 km do município. As licitações direcionadas eram relacionadas principalmente à Fundação Municipal de Saúde de Alvorada do Sul.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

Nos últimos quatro anos, a empresa envolvida no esquema, constituída em nome de “laranjas”, venceu 17 certames licitatórios cujos objetos envolveram valores acima de R$ 2,5 milhões apenas com a Fundação Municipal de Saúde. O empresário, dono de fato da empresa, participava ainda de licitações com outra empresa da qual é o proprietário de direito.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá