Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaeco prende investigado na Operação Sinecuras, que já levou à prisão vários políticos

15/05/18 às 18:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um dos investigados na Operação Sinecuras – um advogado (que chegou a ser candidato ao governo do Estado do Paraná) – foi preso preventivamente nesta terça-feira, 15 de maio, em ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. A operação é um complemento da Operação Fim de Feira, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, crimes contra licitações, falsidade ideológica e estelionato praticados em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em decorrência da Operação Sinecuras, já foram presos vários membros da organização criminosa, incluindo dois ex-prefeitos, três vereadores e sete ex-vereadores. Todas as denúncias relacionadas às três fases da operação foram recebidas pelo Judiciário – os processos estão em fase de citação dos investigados.

A operação investiga, entre outros crimes, pagamentos a vereadores e ex-vereadores, feitos por pelo menos três empresas que tinham contratos com a prefeitura, para compra de apoio a projetos do Executivo de interesse das empresas. Os valores pagos mensalmente giravam em torno de R$ 120 mil, e o acordo em troca de apoio permitia aos vereadores a indicação de pelo menos cinco servidores para ocupação de cargos em comissão na prefeitura (alguns vereadores chegaram a indicar ocupantes para 11 cargos comissionados). A situação durou de janeiro de 2013 a julho de 2016, totalizando pagamentos de aproximadamente R$ 5 milhões, segundo as investigações.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá