Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaema notifica 52 municípios para correção de irregularidades sobre habitação

03/08/22 às 10:58 - Escrito por MPPR
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo da região Oeste do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), com sedes em Foz do Iguaçu e Cascavel, concluiu o mapeamento de dados relacionados às políticas de habitação e urbanismo de 52 municípios. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação específica pelos municípios, com vistas a sanar eventuais irregularidades.


O diagnóstico promovido pelo MPPR constatou inúmeros problemas urbanísticos na região, especialmente no que diz respeito a políticas públicas habitacionais, proliferação de loteamentos e ocupações irregulares, ausência de fiscalização e gestão governamental deficitária.


A partir do levantamento realizado, o Gaema e as Promotorias de Justiça das comarcas que englobam os municípios da região avaliarão conjuntamente quais as medidas mais adequadas a adotar para a solução das irregularidades, seja judicial ou extrajudicialmente (como a expedição de recomendações administrativas, assinatura de termos de ajustamento de conduta ou ajuizamento de ações civis públicas). Os 52 municípios mapeados estão sendo notificados para se manifestarem sobre a conclusão do diagnóstico e apresentação de propostas de soluções concretas para os problemas identificados.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo


O trabalho do Gaema é parte do plano setorial do MPPR em habitação e urbanismo e tem por objetivo buscar ações voltadas ao eficaz desenvolvimento e planejamento urbanos e ordenação territorial. O mapeamento tomou como parâmetros legislativos o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), a Lei Estadual 15.229/2006 (Política de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado do Paraná) e a Lei Federal 6.766/1979 (Parcelamento de Solo). Foram avaliados 26 dados técnicos relacionados à área de planejamento urbano, habitação e urbanismo.


Problemas – Entre as diversas irregularidades constatadas, estão: 40 loteamentos aprovados e não registrados no Serviço de Registro Imobiliário; 120 ocupações irregulares em 38 municípios, contendo 6.756 moradias; deficit habitacional de 42.660 moradias na região Oeste; 31.923 famílias cadastradas nos municípios aguardando inclusão em Programas de Habitação de Interesse Social; inexistência de Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado das Regiões Metropolitanas de Cascavel e Toledo.


Além disso, dos 52 municípios mapeados: apenas cinco fiscalizam e adotam medidas para coibir o parcelamento de solo irregular de área rural; somente 19 mantêm Cadastro Territorial Multifinalitário ou Sistema de Georreferenciamento para acompanhar o controle, uso, ocupação e parcelamento de solo do perímetro urbano; 24 não possuem Comissão Municipal de Urbanismo para melhor gestão do desenvolvimento urbano; 12 não possuem Conselho Municipal de Meio Ambiente instalado e em funcionamento; 17 não têm Programa Local de Habitação de Interesse Social; 21 estão em situação pendente ou irregular perante o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, situação que impede o ente público de receber desembolsos de contratos já firmados e também de pleitear novos recursos para projetos habitacionais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá