Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gepatria e Gaeco apresentam sobre crimes apurados durante a Operação Fora de Área

09/05/23 às 09:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Guarapuava, no Centro Sul do estado, o Ministério Público do Paraná ofereceu nova denúncia criminal relacionada à Operação Fora de Área, investigação deflagrada pelo MPPR em julho do ano passado para apurar a possível prática de crimes relacionados a contratos de obras em rodovias estaduais, formalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). No novo processo, foram denunciadas seis pessoas, pelo crime organização criminosa.


A denúncia aponta que o sócio-proprietário de um conglomerado empresarial sediado em Guarapuava – e que frequentemente formaliza contratos com o DER-PR para realização de obras nas rodovias paranaenses – seria responsável por uma organização criminosa que teria por finalidade potencializar os benefícios que suas empresas alcançariam nos contratos com o governo estadual. Segundo verificado pelo Ministério Público, participariam diretamente do grupo criminoso dois empregados do alto escalão das empresas, um funcionário público do DER-PR e dois empregados de uma empresa contratada pelo órgão estadual para auxiliar na fiscalização de obras (que, para fins legais, são considerados funcionários públicos).


Gepatria e Gaeco – A exemplo das anteriores, a ação penal é assinada pelos núcleos de Guarapuava do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foi a sétima denúncia oferecida no âmbito da Operação Fora de Área – todas tramitam na 2ª Vara Criminal de Guarapuava.

Leia mais:

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

Imagem de destaque
ANALISTA FINANCEIRA

Curitibana de 26 anos recebe prêmio de R$ 1 milhão do programa Nota Paraná

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação


Os seis denunciados desta semana respondem, em outras ações penais, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Todos os ilícitos teriam sido praticados no âmbito de contratos administrativos formalizados entre empresas do conglomerado econômico e o DER-PR.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá