Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador defende união dos Estados em temas de impacto nacional

19/10/19 às 16:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou neste sábado (19), em Florianópolis (SC), da quinta reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete estados das duas regiões. Ratinho Junior destacou a importância de o consórcio discutir temas que colaborem com o País como um todo.

“A grande importância do Cosud é unir forças em torno de temas fundamentais para a região e para todo o País”,  afirmou, lembrando que as regiões abrangidas pelo consórcio representam 70% do PIB do Brasil.

O governador reforçou a importância da inclusão de estados e municípios dentro da reforma nacional da previdência e de se buscar o apoio de congressistas das sete unidades federativas para a PEC paralela.  “Temos esse desafio pela frente”, disse ele.

Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

Se aprovada a inclusão, os estados poderão, por projeto de lei ordinária aprovado nas Assembleias Legislativas, seguir as mesmas regras da União. Os municípios, se não aprovarem regras próprias, vão automaticamente aderir ao regime da União, aprovado anteriormente pelo estado do qual fazem parte.

CARTA – A inclusão de estados e municípios na reforma da previdência foi incluída na Carta de Florianópolis, emitida pelos governadores. O documento abrange outros temas de impacto nacional, como a construção de um sistema tributário mais simples e progressivo e a revisão do pacto federativo, com a adoção de um novo modelo de distribuição de recursos entre governo federal, estados e municípios.

Na Carta, os governadores se comprometeram a buscar um governo cada vez mais simples e acessível aos cidadãos, incentivando a modernização do Estado por meio da transformação digital.

Participaram os governadores Carlos Moisés (SC), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), e Romeu Zema (MG); vice-governadores e secretários de Estado.

DESBUROCRATIZAÇÃO – Outro ponto destacado pelos governadores no encontro diz respeito à máquina pública. Reduzir a burocracia estatal, diminuir distorções microeconômicas e fomentar o empreendedorismo foram os objetivos defendidos pelos dois palestrantes do Governo Federal durante a plenária dos governadores durante a quinta edição do Cosud.

O diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e o secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, falaram sobre as ações que o governo tem implementado no intuito de facilitar a vida do cidadão.

“A desburocratização é fundamental, especialmente para o pequeno e médio empresário. O fim do alvará para atividades de baixo risco, por exemplo, tiraria um peso dos ombros do empreendedor. Precisamos aproveitar essa janela liberal”, disse Lorenzon.

PARANÁ - Ratinho Junior destacou iniciativas do Paraná no incentivo à desburocratização da máquina pública. Citou ações de sucesso no Estado, como o projeto Descomplica, iniciativa de caráter permanente do Governo do Estado para simplificar a vida dos empreendedores.

Lembrou ainda do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). É o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 380 serviços do Governo em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.

“A questão da tecnologia também é importante para que a máquina pública possa se modernizar. Temos a humildade para entender e reconhecer novas experiências que têm dado certo”, afirmou. “Experiências que dão certo queremos importar para o Paraná. E também estamos abertos à colaboração, disponibilizando o que o Paraná tem feito”, completou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá