Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador destaca atuação da Defesa Civil e da Casa Militar na pandemia

21/10/20 às 16:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta quarta-feira (21) que a Casa Militar e a Defesa Civil do Estado desempenham papel fundamental de apoio à população no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Paraná, a primeira com a logística do transporte aéreo dos testes e a segunda com a capacidade de organização e distribuição de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da participação efetiva em ações solidárias e de ajuda humanitária.

“O Paraná tem a melhor Defesa Civil do País. É uma corporação pró-ativa e que tem papel de assistência direta aos municípios e aos paranaenses que mais precisam de ajuda em qualquer situação. A pandemia desafiou o Governo e respondemos à altura, distribuindo doações, equipamentos e cestas básicas, utilizando a estrutura estadual das forças de segurança para alcançar todos os cantos do Estado”, afirmou Ratinho Junior.

O governador disse que a Casa Militar, que controla a frota aérea do Governo do Estado, auxiliou o transporte de testes do novo coronavírus e de amostras coletadas no Interior para serem processadas no Laboratório Central do Estado ao longo de dois meses (março a maio). Foram cerca de 400 horas de voo no total, o que significa 16,6 dias inteiros de deslocamento. “Esse rápido trabalho ajudou a isolar casos positivos e conter a circulação do vírus em algumas regiões”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Imagem de destaque
PARANÁ

Polícia prende integrantes de grupo especializado em ataque a bancos

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná possui o melhor índice de registro de nascimentos do País

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

O agradecimento foi feito durante uma cerimônia reservada de entrega de medalhas no Palácio Iguaçu. O governador foi agraciado com a Medalha de Mérito da Casa Militar (Coronel PM Euclides Silveira do Valle) e a Medalha de Mérito da Defesa Civil (Coronel QOBM Dario Natan Bezerra). Outras autoridades civis e militares vão receber as honrarias em cerimônias próprias nos próximos dias.

“A medalha é um reconhecimento àqueles civis, militares e instituições que colaboram diariamente com a Defesa Civil. Reconhecemos esse apoio. E agora na pandemia tivemos integração total entre Casa Militar e Defesa Civil, no transporte e busca de equipamentos para a Secretaria de Saúde. O Paraná respondeu a essa crise de maneira colaborativa”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig.

O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Pereira Sales, acrescentou que a corporação foi reestruturada em 2019 e desde então ampliou o apoio a missões aéreas e assessoramento estratégico, com quadro mais enxuto e mais técnico. “A medalha da Casa Militar é um respaldo a quem colabora para fortalecer esses 92 anos de história. É uma maneira de parabenizar quem contribuiu conosco”, disse. “Estamos passando por uma reformulação. Durante a Covid-19 trabalhamos intensamente com testes e com apoio para a Secretaria de Saúde”.

MEDALHA DA CASA MILITAR – A honraria da Casa Militar foi criada pela Lei nº 19.367, de 20 de dezembro de 2017, e recebe o nome do Coronel PM Euclides Silveira do Valle, primeiro Chefe da Casa Militar do Paraná. A medalha se destina a condecorar militares estaduais e federais, civis e instituições públicas ou privadas que tenham se destacado em prol das atividades do órgão criado em 29 de fevereiro de 1928.

Segundo o Decreto 5.674/2020, também foram ou serão agraciados com a medalha a primeira-dama, Luciana Saito Massa; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Xisto Pereira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nestor Baptista; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o chefe de Gabinete do governador, Daniel Villas Bôas; além de outros 33 civis, 43 militares da Casa Militar e 23 militares de outras instituições. Confira a lista AQUI

O Coronel PM Euclides Silveira do Valle nasceu em Curitiba em 20 de janeiro de 1886. Ele ingressou no Exército Brasileiro em 1901 e nas fileiras da PMPR como 2º Sargento em 1908, sendo promovido a Alferes em 1912. Nesse cargo desempenhou a função de Ajudante de Ordens dos presidentes do Estado do Paraná Carlos Cavalcanti de Albuquerque, Caetano Munhoz da Rocha e Affonso Alves de Camargo.

Em 1928 foi nomeado primeiro chefe da Casa Militar, chegando, posteriormente, a comandar a Polícia Militar. Em 1951 foi convocado por Bento Munhoz da Rocha Netto e assumiu, pela segunda vez, o comando do órgão, permanecendo na função até 1956. Teve seis filhos e faleceu aos 89 anos, em maio de 1975.

MEDALHA DA DEFESA CIVIL  A honraria da Defesa Civil foi criada pela Lei nº 16.190, de 22 de julho de 2009, e recebe o nome do Coronel QOBM Dario Natan Bezerra.  A medalha se destina a condecorar militares, civis e instituições públicas ou privadas que desenvolveram ações relevantes de proteção e defesa civil.

A medalha, criada em 2009, leva o nome do Coronel Dario Natan Bezerra, oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná que se destacou em ações de defesa civil do Estado. Ele exerceu funções voltadas às atividades de busca, salvamento e defesa, sobretudo nos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas, Cascavel e Curitiba. Bezerra faleceu em 2008.

Segundo o Decreto 5.160/2020, também foram ou serão agraciados o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; secretários de Estado; o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; além de 39 autoridades civis e 91 militares. Confira a lista AQUI.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá