Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador lança os Jogos de Aventura e Natureza, pioneiros no Brasil

23/07/19 às 15:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná terá neste ano uma série de competições que ajudarão a estimular práticas esportivas, além de evidenciar as belezas do Estado, atrair turistas e movimentar a economia de diversas regiões. São os Jogos de Aventura e Natureza, uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência, que foi lançada nesta terça-feira (23), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento de apresentação dos jogos no Palácio Iguaçu. São 29 modalidades esportivas e as disputas acontecem em 26 municípios paranaenses. A previsão é que as cinco etapas da competição reúnam 200 mil pessoas, entre atletas, dirigentes de federações esportivas e a comunidade que acompanhará as disputas. As competições começam em agosto, no Litoral.

“Queremos que o Paraná seja ativo e vivo, que estimule as pessoas a curtirem a beleza natural e a vida saudável”, disse o governador na solenidade, com a presença de atletas, paratletas e dirigentes de entidades esportivas. O evento de lançamento também incluiu uma exposição temática das modalidades, instalada no hall de entrada do Palácio Iguaçu.

Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

O objetivo dos Jogos, afirmou Ratinho Junior, é fazer com que o esporte seja uma ferramenta para divulgar as riquezas naturais do Paraná, estimular os paranaenses a conhecerem as atrações, chamar turistas brasileiros e estrangeiros.

“Queremos fazer do Paraná um Estado importante na rota turística do Brasil, para que atraia visitantes e tenha mais desenvolvimento e emprego. Vamos movimentar a rede hoteleira, restaurantes, pousadas, mercados e outros segmentos do comércio, em período fora de temporada. Tudo isso atrelado ao esporte, com mensagem de vida saudável”, afirmou o governador.

INTEGRAÇÃO – O presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, destacou que os Jogos de Aventura e Natureza têm formato inédito na história do esporte do Paraná e que eles integram diversos órgãos estaduais. “É uma ação intersetorial, além da área de esporte e educação, atuam o desenvolvimento sustentável e turismo, a comunicação social e cultura, a Copel, Sanepar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros”, explicou.

“É uma emoção ver concretizado um projeto como esse, que integra o plano de governo da atual gestão”, disse Wirbiski. Ele lembrou que a ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada e adiantou que a próxima Operação Verão também deverá seguir nesta linha, de foco no turismo.

As modalidades que integram os jogos são: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, standup paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

Para o deputado Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, os Jogos de Aventura e Natureza demonstram que o Paraná é um Estado inovador, em diversas áreas. “Um projeto arrojado, que terá todo o nosso apoio. O esporte não faz distinções de cor, raça, classe social”, afirmou ele.

CALENDÁRIO - A abertura dos Jogos de Aventura e Natureza será no Litoral, entre os dias 10 e 19 de agosto. Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, muitas delas com premiações em dinheiro – além de troféus e medalhas.

A comunidade local também poderá participar diretamente do evento, em clínicas disponibilizadas em diversas modalidades, a exemplo do de stand up paddle, escalada, rugby, skate e slackline. Haverá ainda esportes de apresentações, caso do paraquedismo, balonismo, parapente e wakeboard.

Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, o Paraná inteiro será beneficiado com esse projeto, a medida em que ele alavancará o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “Especialmente o Litoral e as demais regiões que recebem as competições, a grande vantagem será o movimento fora da temporada. Estamos engajados e muito otimistas”, afirmou Hauer, que falou em nome dos demais prefeitos de municípios abrangidos pelos Jogos.

Após a abertura no Litoral, a etapa seguinte acontece na Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

Em cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura, dia 10 de agosto, acontecem shows da Banda Que Voa, Milk N’ Blues e Denorex 80.

CIDADES – São abrangidos pelos Jogos de Aventura e Natureza 26 municípios. No Litoral: No Litoral, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Na Região Angra Doce, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.

Na região dos Municípios Lindeiros, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Plameiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.

PRESENÇAS – Participaram do evento de lançamento os secretários Renato Feder (Educação e Esporte), Hudson José (Comunicação e Cultura), Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), e Beto Preto (Saúde), o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl; os deputados estaduais Hussein Bakri, Alexandre Amaro, Pastor Gilson, Soldado Fruet, Alexandre Curi, Cristina Silvestre, Delegado Recalcatti e Luiz Claudio Romanelli, prefeitos das cidades que receberão as competições, representantes de entidades de fomento de turismo, cultura e esporte.
Box

Jogos abrem oportunidade de crescimento, dizem atletas

Para Miguel Ramos, instrutor e atleta de Canoa Havaiana, os Jogos de Aventura e Natureza vão ajudar a divulgar a modalidade. “É uma grande oportunidade para o nosso esporte”, disse ele. A Federação Paranaense de Canoa Havaiana esteve presente na exposição temática que marcou o lançamento dos Jogos.

Oportunidade de crescimento é também a expectativa da Federação Paranaense de Beach Soccer, segundo seu presidente, Paulo Roberto Barbosa. “É uma iniciativa maravilhosa, que certamente vai incentivar os esportes de areia e fazer com que cresçam”, disse Barbosa.

A atleta Gabrielle Lemes, de Triathlon, afirma que os Jogos garantirão mais disputas e movimento. “É uma ideia muito legal. Atualmente nós só temos osa Jogos Escolares e agora vamos poder divulgar melhor nossa modalidade”, disse ela. O Triathlon envolve natação, ciclismo e corrida.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá