Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador reafirma compromisso de apoio aos produtores familiares

23/10/19 às 09:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Fomentar a agricultura familiar e ampliar o suporte do Governo do Estado para desenvolver a economia no campo estão entre as prioridades desta gestão, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele participou nesta terça-feira (23) da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). O evento aconteceu na sede da organização, em Curitiba, e reuniu lideranças sindicais e do agronegócio.

Marcos Brambilla assumiu a presidência da entidade. Ele foi vice-presidente na gestão de 2015/2019 e acumulou o cargo de secretário de Política Agrícola. Brambilla vinha comandando a federação desde abril deste ano por meio da Junta Governativa eleita.

Durante a posse, o governador destacou avanços obtidos pelo Governo nos primeiros nove meses de trabalho. Ele citou as medidas de desburocratização e a reorganização da máquina pública, que geram economia, impulsionam investimentos e tornam o Estado mais atrativo. Ele também ressaltou que o agronegócio é a principal mola da economia paranaense e valorizou a atuação dos pequenos produtores no desempenho do setor.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENERGIA ELÉTRICA

6,4 mil domicílios estão sem energia após passagem de temporal no Paraná

Imagem de destaque
SOLUÇÕES

Cinco startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar

Imagem de destaque
TRABALHO INTEGRADO

Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes

Imagem de destaque
TRATAMENTOS

Estado inicia regulamentação de medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol

“O Paraná é concebido por pequenas propriedades rurais e a Fetaep representa a agricultura familiar”, afirmou o governador. “A federação é importante para atuação do Estado no desenvolvimento de políticas públicas e nós estamos muito focados em fortalecer as associações rurais, pequenas e médias cooperativas”, complementou.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o trabalho em conjunto das entidades do agronegócio com o Governo do Estado geram bons frutos. “A Fetaep tem uma importante parceria com a Emater, braço técnico do Governo do Estado na agricultura. Nessa colaboração, técnicos auxiliam no desenvolvimento de uma agenda produtiva que garanta o crescimento dos pequenos produtores no Paraná”, disse o secretário. Ele afirmou que esta parceria com a Federação deve ser ampliada nos próximos meses.

PARCERIA – Durante a posse da nova diretoria, a Fetaep assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) que renova uma parceria com o Instituto Emater. O documento prevê o desenvolvimento de um plano de trabalho anual pelos próximos quatro anos. Marcos Brambilla ressaltou a importância da proximidade do Governo do Estado com os pequenos produtores rurais.

“Grande parte do agronegócio paranaense é formado por pequenas propriedades e a maioria é comandada pelas famílias que vivem naquele local. Estes pequenos produtores estão presentes em todas as cadeias do agronegócio, são atividades que sustentam aquelas famílias”, ressaltou o presidente. “A Emater, por meio da extensão rural, possibilita a chance de organizar e qualificar estas pessoas. O Governo do Estado tem desenvolvido um novo sistema de trabalho na agricultura e nós apostamos nessas ações estratégicas”.

Por meio da parceria, a Emater disponibiliza assessores regionais e especialistas. Entre as atividades desenvolvidas por estes profissionais estão a orientação aos produtores para terem acesso ao crédito rural, aproximação dos agentes financeiros, atendimento à juventude rural e a produção sustentável de alimentos. Eles auxiliam também na implantação do plantio direto de hortaliças, manejo adequado do solo, da água e demais recursos naturais e, ainda, na ampliação da comercialização da produção.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá