Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador reforça compromisso com a sustentabilidade em reunião

03/05/23 às 08:02 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (02) da segunda reunião do Consórcio Brasil Verde, grupo constituído por 11 estados focados em uma articulação conjunta para a preservação do meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas. O encontro ocorreu por videoconferência, por meio da qual foram deliberadas a aprovação final do estatuto do contrato de rateio do Consórcio para 2023, a autorização de cessão de servidores efetivos e a aprovação da identidade visual do grupo.


Com 99% do seu território composto pela Mata Atlântica e com uma área de 6 milhões de hectares preservada, o Paraná foi escolhido para ser responsável pela coordenação das ações e projetos que envolvam o bioma.


Ratinho Junior agradeceu a decisão do Consócio, ocorrida na primeira reunião do grupo, em março, e lembrou que o Estado tem assumido cada vez mais um papel de protagonismo em relação ao desenvolvimento sustentável. “Para nós é motivo de muito orgulho ter o Paraná à frente das ações da Mata Atlântica, já que o Estado possui a maior área preservada do bioma na América do Sul”, afirmou o governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas


Nos últimos dois anos, o Paraná também foi eleito o Estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados e, em 2021, foi alçado ao posto de uma das referências mundiais em sustentabilidade pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


O Paraná ainda vai liderar nos próximos anos os grupos de trabalho no âmbito do bioma da Mata Atlântica na Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). No começo de abril, o Estado lançou o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que prevê em seu regulamento o fornecimento de 642 mil mudas de espécies nativas em sua primeira etapa, como forma de neutralização das emissões de carbono das obras.


SANEAMENTO BÁSICO – Durante a reunião, o governador sugeriu que os demais membros do Consórcio Brasil Verde avaliem a possibilidade de manifestar apoio formal do grupo a um Projeto de Decreto Legislativo que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e tramita no Senado Federal neste momento e que trata de mudanças no Marco Legal do Saneamento Básico.


“O Governo do Paraná entende que é importante e sugere aos demais estados que analisem o projeto e, se estiverem de acordo, que o Consórcio possa manifestar apoio à proposta, pois ela facilita muito o licenciamento ambiental para obras de saneamento básico, dando agilidade a esse trabalho que tem um impacto direto no meio ambiente”, disse Ratinho Junior.


CONSÓRCIO – Lançado em 2021 durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26) a partir do movimento Governadores pelo Clima, o Consórcio Brasil Verde busca promover a cooperação entre os estados para enfrentar as mudanças climáticas, além de colaborar com o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, assinado em 2015.


O principal objetivo da iniciativa é fazer com que todos os estados brasileiros tenham um plano de ação para a neutralidade do carbono até 2050, essencial para que o Brasil cumpra a meta de zerar as emissões até a metade do século. Com a formalização, as unidades da federação devem trocar mais informações e trabalhar conjuntamente em projetos na área, com ganhos de escala e redução de custos nos projetos.


A participação do Paraná foi confirmada no fim de 2022, quando o governador sancionou uma lei específica em que ratificou o protocolo de intenções para a criação do consórcio interestadual. Além do Estado, outros dez confirmaram adesão ao grupo: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.


A presidência do Consórcio está a cargo do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o Conselho de Administração é formado pelos secretários estaduais de Meio Ambiente ou pastas correlatas; além de coordenadores dos seis biomas brasileiros. Os demais biomas ficaram a cargo dos estados do Mato Grosso do Sul (Pantanal), Paraíba (Caatinga), Acre (Amazônia) e São Paulo (Cerrado). O Rio Grande do Sul ainda não formalizou sua adesão, mas deverá ser responsável pela coordenação do Pampa.


De acordo com Casagrande, findadas as questões legais para a constituição formal do Consórcio Brasil Verde, é o momento dos estados se articularem de forma integrada para avançar em temas de interesse do grupo. “Vamos trabalhar a partir de agora para que cada estado tenha um programa efetivo de mudanças climáticas e neutralidade de carbono, e para que possam financiar projetos de desenvolvimento sustentável”, afirmou.


“Podemos articular, em conjunto com o Fórum de Governadores, o apoio a matérias que regulamentam o mercado de carbono, que já está em tramitação no Congresso Nacional, e a geração de energia offshore, para que o Brasil possa se consolidar como uma potência na economia verde”, acrescentou o presidente do Consórcio.


O governador do Espírito Santo também iniciou discussões para que o Consórcio esteja formalmente representado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que deverá acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.


PRESENÇAS – Além de Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, acompanharam a reunião. Também estiveram presentes governadores, vice-governadores, secretários e representantes dos outros 10 estados que compõem o Brasil Verde.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá