Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo destina R$ 259 mil para atividades do parque de inovação da Uenp

22/10/21 às 15:54 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado vai destinar R$ 259 mil para viabilizar as atividades no Parque de Cultura, Extensão e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, assinou nesta quinta-feira (21) a liberação dos recursos.

O espaço de 120 mil metros quadrados, localizado na cidade de Jacarezinho, será utilizado com o objetivo de impulsionar as atividades culturais, de extensão, empreendedorismo e inovação na região. A estrutura vai abrigar planetário, museu, salas multiuso, galpão cultural, incubadora de empresas e espaço maker – local para o desenvolvimento de protótipos de produtos.

“O repasse de recursos possibilita que a universidade coloque em funcionamento um conjunto de atividades culturais, coordenadas e desenvolvidas por projetos de extensão. Esse espaço estará aberto para a comunidade, oportunizando que a Uenp cumpra ainda mais seu papel social”, afirmou o superintendente.

Leia mais:

Imagem de destaque
ALERTA

Governo do Paraná deve decretar estado de emergência para dengue

Imagem de destaque
SAÚDE NO PARANÁ

Testagens para dengue e Covid-19 registram aumento expressivo

Imagem de destaque
PARANÁ

Mais seis plantas paranaenses são habilitadas para exportar frango para a China

Imagem de destaque
PAVIMENTAÇÃO

Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em 41 cidades do Paraná

No local serão promovidas oficinas e exposições culturais e científicas, atividades e ações de empreendedorismo e inovação, além de oficinas de idiomas. Um dos projetos consiste em um circuito sustentável do Norte Pioneiro, que envolve conteúdos de Biologia, Química, Física, Matemática, História, Português, Inglês e Libras.

A reitora da Universidade, Fátima da Cruz Padoan, destacou que o intuito é tornar o espaço uma referência cultural para a região, envolvendo a participação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Prefeitura de Jacarezinho, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entre outras instituições parceiras, fundamentais para viabilizar as ações previstas.

“Nosso desejo é desenvolver e fortalecer cultural e economicamente nossa região. Esse espaço deve beneficiar, por meio de oficinas culturais permanentes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residem na vizinhança e em outros bairros mais distantes”, disse a reitora.

DOAÇÃO – Em novembro de 2020, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) cedeu para a Uenp as instalações de sua unidade em Jacarezinho e disponibilizou três colaboradores para, juntamente com o corpo acadêmico da instituição de ensino superior, estimular e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas. É nesse espaço que foi implantado o Parque de Cultura, Extensão e Inovação da Uenp.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a parceria é estratégica e têm como foco unir esforços entre educação, desenvolvimento tecnológico, soluções tecnológicas e difusão tecnológica.

“Essa parceria deve fomentar o apoio científico e tecnológico para as atividades de diversos setores econômicos de interesse para o Estado, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas”, pontuou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá