Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo garante bloqueio de sites com cobrança falsa do IPVA

26/05/23 às 21:17 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Após o registro de golpes em relação ao pagamento do IPVA 2023, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com os subsídios fornecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda, acionou a Justiça com o intuito de obrigar o Google a derrubar falsos endereços eletrônicos que enganavam contribuintes na internet. 


A 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu uma liminar que determina a retirada imediata dos sites listados, a criação de um canal específico de comunicação (a ser definido) com o Estado para dar celeridade à resolução dos casos e o bloqueio de patrocínio para que esses sites não fiquem à frente do portal oficial no mecanismo de busca.


A Secretaria da Fazenda orienta a população a checar o endereço eletrônico e clicar apenas em portais com domínio final "pr.gov.br". Alguns sites falsos chegam a usar o layout parecido com o oficial, mas o endereço eletrônico é sempre suspeito. No caso de pagamento de IPVA, a orientação é que o contribuinte acesse o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual ou, então, o portal do IPVA.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Idoso de 73 anos morre ao ser atropelado pelo próprio carro no PR

Imagem de destaque
ENTENDA

Laboratório do estado recebe em média 2 mil exames de dengue por dia

Imagem de destaque
CRESCIMENTO

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais


No caso de pesquisa em sites de busca, o contribuinte deve evitar clicar em anúncios com a informação de "patrocinado". 


A Secretaria da Fazenda esclarece ainda que não encaminha correspondências e nem correio eletrônico com guias para o pagamento do IPVA. Assim, os contribuintes devem sempre gerar as guias por meio dos canais oficiais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá