Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo trabalha para fortalecer conselhos municipais da agropecuária e garantir qualidade

22/10/21 às 17:14 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado lidera uma iniciativa para promover a integração e o fortalecimento dos conselhos municipais do setor agropecuário. Essa é uma estratégia para intensificar as ações de sanidade agropecuária, principalmente devido ao reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, em maio deste ano.

A certificação concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que possibilita a abertura de novos mercados internacionais para a proteína animal paranaense, trouxe também novos desafios: é preciso ter ainda mais rigor na qualidade e sanidade dos produtos agropecuários comercializados pelo Paraná.

Com a integração entre governo estadual, municípios e setor produtivo em conselhos municipais será possível mobilizar a comunidade para o cadastro de propriedades, o inventário de rebanhos, por meio da campanha de atualização cadastral, e o controle de trânsito de animais.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

“A conquista do reconhecimento pela OIE é resultado de uma luta de mais de 50 anos do Governo do Estado, municípios e setor produtivo, que leva a nossa produção da agropecuária a outro patamar. O Paraná fez sua lição de casa e precisa continuar trabalhando para manter esse status”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O Paraná é o maior produtor e exportador de proteína animal do País, com liderança em avicultura e piscicultura. O Estado se beneficia da certificação com a abertura de mercados para a proteína animal, com a possibilidade de comercialização a países que pagam melhor pelo produto.

HISTÓRICO – A imunização contra a aftosa no Paraná foi substituída em 2019 pela campanha de atualização de rebanhos, que ajuda a garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais. Em 2021, a campanha encerrou seu período regular com 88% das propriedades devidamente registradas.

Nos últimos anos, o Paraná protagonizou uma série de ações para o fortalecimento da defesa agropecuária. O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, cita exemplos como a realização de fóruns regionais para debater o tema; a realização de um inquérito epidemiológico, provando que o vírus já não circula no Paraná, e de concurso para contratação de 50 técnicos agropecuários e 30 médicos veterinários.

“O diferencial competitivo da agropecuária paranaense deve-se, em grande parte, à consolidação do sistema sanitário do Estado. Este trabalho contou, em grande parte, com a efetiva participação dos municípios nos processos relativos à sanidade agropecuária. Esperamos mais uma vez contar com essa mobilização”, disse Martins.

POLÍTICAS PÚBLICAS  Os conselhos municipais são espaços para que o poder público e a sociedade possam discutir, promover e formular, em conjunto, as diretrizes para as políticas públicas. “A atuação efetiva nesses espaços também vai ajudar nossos agentes de defesa agropecuária a agir rapidamente e de forma eficaz no controle de doenças, em conjunto com lideranças regionais e locais”, afirmou o coordenador das ações de Integração dos Conselhos e fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Marcelo Silva.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, o momento é de somar esforços e reconhecer o poder de ação local e regional pelo desenvolvimento econômico do Estado. “Uma das linhas de ação do Sistema é a orientação e capacitação de produtores sobre a sua responsabilidade na sanidade vegetal e animal de seu município”, explicou.

DIAGNÓSTICO  Equipes regionais da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, da Adapar e do IDR-Paraná estão produzindo um diagnóstico para colaborar com as ações e já iniciaram reuniões com prefeituras e lideranças regionais com o objetivo de incentivar a reativação dos conselhos em alguns municípios. A meta é, até dezembro de 2022, ativar pelo menos um Conselho Municipal por Unidade Local de Sanidade Agropecuária.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas diretamente com os gestores regionais do Sistema Estadual da Agricultura ou no site da Adapar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá