Paraná

Hackers invadem sistema de cartório paranaense e exigem dinheiro para devolver dados

18 fev 2018 às 16:29

O Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos do município de Santo Antônio da Platina, no nordeste paranaense, foi atingido por um ataque hacker que danificou todo o sistema de internet, causando danos e prejuízos para os usuários. Da última quarta-feira até o final da tarde desta sexta (16), os serviços não puderam ser realizados.

Num primeiro momento o cartorário José Artur Ritti até admitiu pagar o resgate pedido pelo cibercriminoso, que exigia uma quantia em dólares para “devolver” todos os dados. “Achei mais prudente não aceitar até porque negociar com bandido nunca é aconselhável, assim decidimos refazer tudo”, afirmou. O cartorário ainda comentou que outros cartórios do Paraná também teriam sido vítimas do golpe.

Sequestro digital

Os equipamentos de informática foram infectados com um vírus do tipo “ransomware“, que bloqueia os arquivos até o pagamento do resgate, como se fosse um sequestro.
O vírus fez o serviço entrar em colapso, mas o atendimento já deve estar normalizado na segunda-feira. O pagamento, porém, não é garantia de que o atingido possa recuperar a informação codificada pelo vírus.

(Fonte: TN Online)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá