Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Haitianos e venezuelanos lideram pedidos de refúgio no PR; maioria busca trabalho

20/06/19 às 15:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A busca de um novo começo para quem foge de crises econômicas e políticas, de ditaduras ou de guerras em seus países de origem tem crescido no Paraná. Só nos primeiros cinco meses de 2019, o Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, já registrou mais de 1,2 mil atendimentos para mais de 30 nacionalidades, quase o dobro do que o registrado mesmo período de 2018, com 663 atendimentos.

O trabalho é lembrado no Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta quinta-feira, 20 de junho.

Perfil

Leia mais:

Imagem de destaque
SAÚDE

Boletim da dengue confirma 15,3 mil novos casos e 14 óbitos no Estado

Imagem de destaque
PARANÁ

Programa Compra Direta Paraná inicia entregas de alimentos a mil entidades filantrópicas

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Orçamento recorde: Estado destinará R$ 708,9 milhões para ciência e tecnologia

Imagem de destaque
PARANÁ

Copel apresenta investimento recorde de R$ 2,1 bilhões em distribuição de energia em 2024

De acordo com os dados da Secretaria, a maioria dos migrantes que chega até o Ceim-PR está na faixa dos 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho.

As nacionalidades mais atendidas até agora, foram Haiti com 538 registros; Venezuela com 532 atendimentos; Cuba com 48; Colômbia com 19 e Marrocos com 11 atendimentos registrados só este ano.

“O aumento se dá devido a frequente chegada dos migrantes venezuelanos que entram no Paraná. Aumentamos também a divulgação dentro das redes locais e dos nossos canais de atendimentos e qualificamos nossos profissionais para o atendimento aos migrantes”, explica o coordenador da Política Pública dos Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná, João Guilherme Simão.

Dentre os países de origem de migrantes atendidos este ano estão também Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, Congo-Brazzaville, Costa do Marfim, Cuba, Egito, Espanha,  El Salvador, Gâmbia, Gana,  Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, Iêmen, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Serra Leoa, Síria, Tunísia,  Uruguai  e Venezuela.

Atendimentos

O migrante pode revalidar no Paraná, por meio do Ceim-PR, o ensino fundamental e médio, além de se matricular no ensino regular. Na sequência, realizar processo seletivo para cursos técnicos subsequentes.

Também pode fazer a carteirinha da Biblioteca Pública para as aulas de português e a verificação de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil.

Ainda há a possibilidade de encaminhamento para o mercado de trabalho. Para isso, é feito o cadastro no portal do Ministério do Trabalho; verificação de vagas disponíveis; elaboração e impressão de currículos; organização de documentação para contratação; orientação profissional e informações sobre cursos de qualificação profissional e agendamento de atendimento para emissão da carteira de Trabalho (CTPS).

No campo jurídico, é feito todo o acompanhamento legal para que seja possível regularizar o status migratório, distribuição de informações sobre o acesso à justiça gratuita, regularização documental, tipos de vistos, autorização de residência e solicitação de refúgio.

Na assistência social, são prestados atendimentos com a interlocução dos órgãos, como Centros de Referência e Centros Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), bem como Centros POP; com entidades da sociedade civil referente a casos de acolhimento e recepção de migrantes, encaminhamentos para a realização do cadastro único para verificação de benefícios eventuais e a intermediação de acolhimento institucional.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá