Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital de Telêmaco Borba vai atender pacientes da Covid-19

14/04/20 às 18:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, vai entrar em funcionamento após uma espera de mais de dez anos. Para isso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (14) um convênio com a Klabin e a prefeitura do município, permitindo que o complexo médico possa operar em até 45 dias.

De acordo com o cronograma inicial, a unidade hospitalar ficaria pronta apenas em outubro. Mas com apoio da Klabin, parte da operação foi antecipada, permitindo a disponibilidade de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria para o enfrentamento ao coronavírus.

A nova estrutura se soma aos Hospitais Regionais de Guarapuava, na Região Central, e Ivaiporã, no Vale do Ivaí, também com obras adiantadas para ampliar a oferta de leitos para pacientes da Covid-19. Somados, os três complexos vão agregar ao sistema público de saúde 50 espaços de UTI e 160 enfermarias em condições de serem usadas simultaneamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
OUTONO

Outono será com veranicos, nevoeiro e geadas

Imagem de destaque
RECORDE

Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada no Paraná

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne lideranças e acadêmicos

Imagem de destaque
MEDIDA PROTETIVA

PCPR prende dois homens por violência doméstica em Curitiba

“São operários, engenheiros, técnicos da Sanepar e da Copel em uma verdadeira força-tarefa que vai permitir ao Paraná oferecer o melhor atendimento possível à população”, destacou Ratinho Junior. “Esse hospital aqui em Telêmaco Borba está pronto há muito tempo, mas somente agora será entregue de verdade aos paranaenses”, acrescentou.

Ratinho Junior explicou que o acordo prevê a readequação de parte da estrutura física e também o aparelhamento necessário para colocar o complexo em funcionamento para receber pacientes da Covid-19. O hospital vai atender sete municípios da microrregião de Telêmaco Borba. O investimento estimado apenas nesta fase é de R$ 1,7 milhão. “O momento é de muita união. De falar menos e trabalhar mais”, disse o governador.

Originalmente, tanto a estrutura de Ivaiporã quanto a de Telêmaco vão ser dedicados preferencialmente ao atendimento da mulher, foco que será mantido após a pandemia de coronavírus abrandar.

O governador lembrou ainda que a parceria com a iniciativa privada, aliado ao decreto de estadual de combate ao Covid-1,9 permitiu ao Estado ganhar celeridade nas execuções das obras.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá