Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

IAT e Bombeiros buscam resgatar um Lobo-guará em Chopinzinho

22/04/20 às 17:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, recebeu terça-feira (21) informação sobre o aparecimento de um Lobo-guará nas ruas de Chopinzinho, na mesma região. Ele foi registrado próximo da praça da Igreja Matriz São Francisco de Assis, no centro da cidade.

 Há relatos que pessoas querem ferir ou matar o animal. “O animal não fará mal a ninguém. Ele se aproxima de residências em busca de alimento”, explica a chefe regional, Flávia Natália Ostapiv.

Visando a segurança do Lobo-guará, técnicos do IAT, em parceria com os Bombeiros de Chopinzinho, foram à cidade para localizar e resgatá-lo. “Não tivemos sucesso em nossa busca. Não encontramos o animal nos locais indicados, onde foi visto, e nem na mata próxima”, relata a chefe regional.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Com 6 mil mulheres contratadas, Paraná teve 3º melhor resultado do País em janeiro

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTA

Vence nesta semana terceira parcela do IPVA 2024 para veículos do Paraná

Imagem de destaque
REPRESSÃO AO CRIME

Novo projeto de lei cria programa de recompensas por informações sobre crimes

Imagem de destaque
ENTENDA

Estado propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

Caso o animal seja avistado novamente, a população pode ajudar informando o IAT pelo telefone: (46) 3225-3837 ou os Bombeiros: (46) 3242-1522.

INSTRUÇÕES - É importante que não se aproxime do animal para ele não se sentir acuado, somente que avise os órgãos competentes.

Caso ele volte a aparecer na cidade, o resgate será feito. O animal poderá ser atendido em Clínica Veterinária parceira, em Pato Branco, para avaliar sua saúde e em seguida ser encaminhado a uma área de proteção ambiental, longe da cidade.

CRIME AMBIENTAL – É considerada crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. A pena é detenção de seis meses a um ano e multa.

SOLITÁRIO E TÍMIDO -  Apesar de seu nome popular causar um certo temor, o Lobo-guará é um animal de hábitos solitários, tímido, onívoro que possui a dieta baseada em pequenos vertebrados, frutos e sementes, sendo extremamente importante na dispersão de sementes. O Instituto Água e Terra ressalta sua a importância para o ecossistema e pede à população que ajude a preservar a espécie.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá