Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Igrejas de Toledo se preparam para celebrações pela internet na Páscoa

08/04/20 às 20:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Páscoa talvez seja o momento de celebração mais importante para as igrejas cristãs, pois marca a paixão e ressurreição de Jesus Cristo. No entanto a pandemia mundial causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), fará com que as igrejas de Toledo tenham celebrações especiais transmitidas pela internet e sem a presença de público.

Será a primeira vez na história que isso irá acontecer e as celebrações tanto para católicos como para evangélicos só será possível graças à força que a internet tem hoje e a grande disseminação das redes sociais, que serão o caminho utilizado para a transmissão dos cultos e missas.

Uma das missas que celebra a unidade dentro da igreja católica e costuma reunir todo o clero da igreja é a missa dos santos óleos. Essa celebração será realizada na noite desta quarta-feira (08), na Catedral Cristo Rei e contará com a presença do bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme e de alguns padres e diáconos, além de não contar com a presença do público como medida de segurança. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Imagem de destaque
PARANÁ

Polícia prende integrantes de grupo especializado em ataque a bancos

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná possui o melhor índice de registro de nascimentos do País

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

Esta celebração marca a unidade de todos os representantes do clero na igreja católica e também celebra a bênção dos santos óleos, que serão utilizados durante o ano para as celebrações de batizado, crisma e extrema unção. Dom João Carlos Seneme, ressalta que esse é um momento de unidade entre o clero e as comunidades, mas que neste momento o mais importante é cuidar da saúde de todos.

“A missa dos santos óleos é um momento de união do clero da igreja católica e também para com os nossos fiéis. Mas agora temos de ter em mente que o mais importante é mantermos todos em segurança, principalmente os mais velhos que fazem parte dos grupos de risco, uma vez que temos muitos padres, membros do clero e fiéis com idades avançadas”, ponderou o bispo.

Celebração do Tríduo Pascal

As celebrações do Tríduo Pascal começam na quinta-feira (09), com a missa de lava-pés. Essa celebração recorda o momento da santa ceia em que Jesus Cristo lava os pés dos seus discípulos como demonstração de amor, carinho e servidão. 

Às missas serão realizadas sem a presença de público e serão transmitidas ao vivo através das redes sociais das 31 paróquias que fazem parte da diocese de Toledo. Elas não contarão com a cerimônia de lava-pés e também não haverá a vigília após a celebração, assim o Santíssimo será conservado no sacrário.

Na sexta-feira santa os cristãos serão orientados a passar o dia em silêncio em suas residências. No período da manhã as igrejas poderão ficar abertas para oração pessoal, porém o pedido é para que as pessoas evitem se aglomerar nos templos religiosos. A celebração da Paixão de Cristo será realizada às 15h00 de forma privada e sem público. Cada fiel poderá acompanhar as celebrações de casa pelos meios de comunicação e redes sociais.

No sábado (11), às missas, cultos e celebrações também contarão com modificações e serão transmitidas por meios digitais. O rito da bênção do fogo não será realizado, assim como a procissão, porém serão realizadas a Proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra e o Círio Pascal também será aceso.

No domingo da ressurreição às missas e celebrações também serão realizadas de forma privada e sem a presença dos religiosos e religiosas. Neste dia os fiéis também poderão acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais.

Dom João Carlos Seneme, enfatiza que esse é um momento complicado, mas diz esperar que as pessoas valorizem mais a unidade e o amor ao próximo quando a situação for normalizada. “Esse é um momento complicado, mas estamos celebrando como pode ser feito e da maneira mais segura para todos. Espero que quando as coisas voltarem ao normal, nós como igreja possamos valorizar a santa Eucaristia e também essa vida em comunidade e fraternidade com o próximo, que é tão importante”, frisou, Dom João Carlos Seneme.

Confira o horário das missas na página da Catedral Cristo Rei

Quarta-feira Santa 08/04 - 19h00

Quinta-feira Santa 09/04 - 19h00

Sexta-feira Santa 10/04 - 15h00

Sábado Santo 11/04 - 19h00

Domingo de Páscoa 12/04 - 08h00

Fonte: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá