O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), através da papiloscopia, oferece mais uma ferramenta de dignidade da pessoa humana à sociedade - é a identificação de pessoas inconscientes que chegam aos leitos hospitalares sem documentos.
O IIPR dispõe de uma equipe de papiloscopistas que se desloca , mediante acionamento oficial, até os hospitais para realizar a coleta das impressões digitais dessas pessoas.
Foi o caso recente de um paciente não identificado, do sexo masculino que foi encontrado no centro de Curitiba, por volta das 22h30, do último dia 28 de junho e levado pelo Siate ao Hospital Universitário Evangélico da capital paranaense (HUEC).
O HUEC expediu ofício ao IIPR solicitando o serviço. A equipe do Setor Operacional de Coleta Papiloscopica deslocou-se até o hospital e coletou as impressões digitais do paciente.
Chegando ao IIPR, a equipe de papiloscopistas do Setor de Perícia Papiloscopica realizou a pesquisa nos bancos de dados físicos e digitais do Instituto, e chegou a identidade da pessoa, que foi identificado como Nelson Andrey de Souza Venancio.