Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam nesta sexta-feira

28/03/23 às 07:54 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

As inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam na próxima sexta-feira (31). A premiação foi lançada em agosto do ano passado com o objetivo de valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado. Serão premiados os queijos de 19 categorias. A avaliação e a premiação ocorrerão em cerimônia no dia 1º de junho (Dia Internacional do Leite), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.


O Prêmio Queijos do Paraná é idealizado e promovido por um comitê gestor formado por IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), Sistema Faep/Senar-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR. Outras 28 instituições apoiam a iniciativa, incluindo órgãos públicos, associações e universidades públicas e privadas.


Para melhorar a qualidade dos queijos e derivados, o IDR-Paraná promoveu uma série de cursos de capacitação, preparando os produtores e agroindústrias interessados em participar do prêmio. Desde agosto do ano passado, os técnicos do Instituto vêm reunindo queijeiros de todo o Estado, em diversos eventos, para informá-los sobre a produção de queijos frescos e técnicas de maturação.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo


Além dos cursos, os queijeiros da Região Metropolitana de Curitiba também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de queijarias de outros estados. Recentemente um grupo de paranaenses foi até Minas Gerais para ver a produção do queijo Serra da Canastra, o mais famoso do Brasil. Mais de 290 agroindústrias e produtores de todo o Paraná já passaram por essa capacitação.


Os queijos que participarem da premiação serão avaliados por uma banca especializada e receberão uma pontuação conforme critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. O produtor que fizer 14 pontos ficará com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, tendo a possibilidade de serem reconhecidos com a medalha super ouro.


CERTIFICADO DE QUALIDADE – Os medalhistas poderão usar a condecoração como selos na embalagem de seu produto, referendando que se trata de um queijo premiado. Os vencedores também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.


Das 19 categorias estabelecidas pelo prêmio, 12 são voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala e uma categoria para criações, como queijos aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes – artesanais e industriais – tenham sido produzidos no Paraná. O regulamento e a ficha de inscrição no prêmio podem ser acessados no site www.idrparana.pr.gov.br.


PRODUTORES – O Estado tem mais de 50 mil produtores paranaenses dedicados à atividade leiteira, com a produção diária de 12 milhões de litros de leite. Deste total, 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. Com isso, o leite é o quarto produto agropecuário do Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP), movimentando R$ 9 bilhões ao ano. A produção de queijos agrega valor à matéria-prima, incrementando a geração de renda de produtores rurais e da agroindústria.


Carla e Antonio Gualano produzem queijos artesanais há cerca de seis anos. A queijaria do casal está localizada no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Dali saem 11 tipos diferentes de queijo, entre eles o colonial, o porungo e o parmesão. O casal já está preparando os produtos para serem submetidos ao julgamento da comissão do Prêmio Queijos do Paraná.


Carla lembra que o caminho para a legalização da queijaria passou por um curso de aperfeiçoamento oferecido pelo Senar. A partir daí a produção obteve mais destaque e procura pelos consumidores. “Antes o mercado tinha uma visão mais voltada para produtos industrializados. Hoje em dia o consumidor quer um produto artesanal, da agricultura familiar. É esta valorização que percebemos dos consumidores que passam pelo Caminho do Vinho”, diz.


A produtora acrescentou que espera que a premiação dê mais destaque para a produção de queijos paranaenses no mercado regional e também nacional.


Confira o regulamento e inscrições AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá