Linha 4

Publicidade

Itaipu avalia apoio ao estudo de viabilidade de nova ponte sobre o Rio Paraná

Redação Tarobá News

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional recebeu nesta segunda-feira (21), no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu, o pedido de apoio ao projeto de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A proposta foi apresentada por dirigentes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) à diretoria da margem brasileira da empresa. A conselheira Cida Borghetti também participou do encontro.

O projeto da Socipar consiste na construção de uma nova ligação rodoviária entre os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Porto São João (MS), encurtando em aproximadamente 130 km o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso ao Porto de Paranaguá. Além disso, a obra também beneficiaria o desenvolvimento turístico da região, haja vista a atração de projetos desse setor para a localidade de Porto Rico (adjacente a São Pedro do Paraná).

O primeiro passo para viabilizar o projeto seria o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). De acordo com o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, a nova ponte faz parte de um projeto ainda mais amplo que inclui também a duplicação da BR-376 e que, por sua relevância para o setor agropecuário, está sendo chamada de Rodovia do Agronegócio Brasileiro.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, disse que vai submeter o pedido a estudos. “A Itaipu é uma empresa comprometida com o desenvolvimento do Estado do Paraná. Hoje temos vários projetos de infraestrutura e logística em desenvolvimento e a conclusão dessas iniciativas têm prioridade. Por isso, vamos avaliar a melhor forma de contribuir, já que esse pedido também precisa integrar o governo federal e outros parceiros”, afirmou.

Além das autoridades já citadas, também participaram da reunião o presidente da Faep, Ivo Pierin; o presidente da Comafen, prefeito Fran Boni; o presidente da Amunpar, Júlio Cesar Leite; o vice-presidente da Fetranspar, Afonso A. Shiozaki; e o diretor da Setcamar, Zanoni Luiz Favero. Da parte da Itaipu, estiveram presentes os diretores de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e Financeiro Executivo, almirante Anatalicio Risden, além de assessores e gestores da empresa.

Assessoria

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade