Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Junto com o mundo, Londrina entrou em guerra contra o coronavírus

28/03/20 às 13:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O município de Londrina, totalmente focado numa guerra contra um mosquito, se juntou ao mundo diante de um inimigo invisível a olho nu e que já se mostrava mais poderoso do ponto de vista do contágio: o novo coronavirus.

A confirmação do primeiro caso em Londrina foi no dia 17 de março, um dia depois de uma medida que deixou a cidade perplexa. A Expolondrina, maior evento do calendário anual foi suspensa, após um decreto estadual proibindo aglomerações de pessoas.

A paciente, uma mulher, de 52 anos, que esteve na Itália. Nesse início, a preocupação era voltada para casos suspeitos que visitaram a Europa. Até que o dia vinte, mais duas confirmações. Um homem de 37 anos que viajou para São Paulo e uma mulher de 39, que esteve em Santa Catarina e São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Operação da Polícia Federal desmantela organização criminosa que atuava em três estados

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

O vírus teria se abrasileirado. Mas os três casos eram leves, segundo a secretaria de Saúde, e os pacientes seguiram em franca recuperação. Só que já no dia 19, o prefeito Marcelo Belinatti decretava que o fechamento do comércio, shoppings, bares, restaurantes e boates na cidade seria necessário a partir do 23. Uma medida para forçar o isolamento social  e evitar que a doença, chamada covid-19, se alastrasse. Lojas fechadas, ruas desertas. A quarentena parecia ter o apoio da população. E em uma semana em que o Paraná registrava apenas 23 casos confirmados do coronavírus.

Dia 24, mais uma medida radical. Novo decreto, e agora, indústrias fechadas, construção civil paralisada. Obras públicas e privadas em silêncio. E no chão de fábrica, apenas setores considerados essenciais, como a produção de produtos de higiene e saúde. Medida válida a partir deste sábado.

Na noite do dia 24, a disposição em manter o isolamento social começou a se modificar com um pronunciamento do presidente da república, criticando ações adotadas por prefeitos e governadores. Em Londrina, a movimentação já era outra. No dia 26, um buzinaço pelas ruas pedia a reabertura do comércio ontem, um grupo maior em carreata até a prefeitura pressionava pela mesma posição.

Mas o prefeito manteve a decisão. No mesmo dia em que unificou a data limite dos dois decretos para seis de abril e voltou atrás para o andamento de obras públicas. E no mesmo dia ainda em que o Paraná já saltava nos números. 125 casos confirmados de coronavírus e duas mortes, registradas em Maringá. À noite, um susto. Londrina recebeu resultado de novos exames e dobrou o número de casos confirmados - 6 até agora. 54 pacientes com suspeita internados. 46 adultos, 13 em UTIs. 8 crianças - duas em terapia intensiva.

O município que avalia dados diários e tenta conter a estatística de infectados também vê parcialmente enfraquecidas medidas reconhecidamente duras e economicamente prejudiciais, mesmo que mundialmente seguidas, e consideradas pela medicina essencialmente vitais. Tudo para tentar achatar a curva de contaminação de um vírus que está obrigando o planeta a se reinventar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá