Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça suspende reintegração de posse de área de Pinhão

18/12/17 às 15:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Juízo da Vara Cível de Pinhão, no Centro-Sul paranaense, suspendeu a reintegração de posse de uma fazenda no município que está ocupada por trabalhadores rurais sem-terra. A decisão atende pedido formulado pelas Promotorias de Justiça da comarca, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos (órgão do Ministério Público do Paraná).

A ação de reintegração de posse foi ajuizada por uma indústria madeireira, visando retirar integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) da “Fazenda dos Coutos”, com área aproximada de 325 hectares. Entretanto, o MPPR requereu que fossem identificados, entre os ocupantes da área, as comunidades tradicionais faxinalenses, para que sejam excluídos da ordem de reintegração. Caso a ordem fosse cumprida, estima-se que atingiria em torno de 2 mil pessoas. O pedido foi formulado em proteção às Comunidades Faxinais da região (Faxinal dos Coutos, Faxinal do Bom Retiro e Faxinal São Roquinho).

As comunidades faxinalenses são tradicionais no Paraná e possuem uma forma particular de relação com o mundo, com o ambiente e entre os próprios membros do grupo. São características próprias do sistema faxinal a produção de animal à solta, em terras de uso comum, a produção agrícola de base familiar, com policultura alimentar de subsistência para consumo e comercialização e o extrativismo florestal de baixo impacto aliado à conservação da biodiversidade, além de cultura própria, laços de solidariedade comunitária e preservação de suas tradições e práticas sociais.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

A decisão judicial suspendeu a ordem de reintegração de posse até que seja delimitada a área ocupada pelas comunidades tradicionais faxinalenses, a fim de excluí-las totalmente da ordem de reintegração. O levantamento será feito pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá