Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para Covid-19

26/05/20 às 08:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Trinta novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (25) e já podem receber pacientes no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria que passam a constar na Central de Regulação do Estado do Paraná.               

“São leitos estratégicos para a região do médio Centro-Oeste do Estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. São leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a região”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, após pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde

Leia mais:

Imagem de destaque
DIAGNÓSTICO

Lepac e Hospital da UEM são referências no combate à tuberculose na região Noroeste

Imagem de destaque
RETORNO NO SÁBADO

Cinco unidades da Ceasa do Paraná fecham na Sexta-Feira Santa

Imagem de destaque
20 E 21 ANOS

PCPR apreende 25 quilos de maconha e prende dois homens por tráfico de drogas em Toledo

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda para 4,5 milhões de pessoas

Hoje, a equipe da 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, fez a auditoria e a vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento.

O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca R$ 420 mil e passa a ser feito pela secretaria estadual da Saúde. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos, equipamentos de proteção e a manutenção geral.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da região que não tinha leitos de UTI via o SUS”, disse.

Ele explica que os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, em 2018, também em parceria com o Governo do Estado, mas não tinham sido ativados. “Ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 ou até mais quilômetros de distância. Por isso, a data de hoje é um marco para a saúde da região”, completou o prefeito.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

LEITOS – A região macro Oeste do Estado, onde estão inseridos os municípios da Assiscop, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, com taxa de ocupação de 38%, além de 131 leitos de enfermaria clínica, com taxa de 21% de ocupação.

ESTRUTURA - O Governo do Estado conta hoje com 1.748 novos leitos, já em funcionamento, exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. São 601 apenas de UTI (adultos e pediátricos), entre implantados ou aprimorados na rede hospitalar estadual já existente, além de leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos. Desses novos leitos, 1.147 são de enfermaria e já estão à disposição.

Caso seja necessário, a ampliação pode ser ainda maior para assegurar atendimento adequado à população.

Ainda como parte da estratégia voltada à Covid-19, as obras dos hospitais regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã estão aceleradas para oferecer novos leitos.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá