Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lei Orgânica do município passará por mudanças

21/09/18 às 18:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pela primeira vez nesta legislatura, os vereadores votam na próxima segunda-feira (24) uma alteração na Lei Orgânica Municipal. Está na pauta o Substitutivo nº. 1 a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2018, proposição dos vereadores Gugu Bueno, Olavo Santos, Celso Dal Molin, Pedro Sampaio, Policial Madril, Alécio Espínola, Fernando Hallberg e Jeferson Cordeiro.

O substitutivo apresentado tem a finalidade de sanar falhas no processo legislativo, bem como propor as alterações necessárias na Lei Orgânica para haver a compatibilidade com o novo Regimento da Câmara. Dentre as mudanças, estão a organização das comissões parlamentares de inquérito, autorização para viagens do prefeito, permissão para concessão de praças, parques e logradouros públicos, tais como os que estão em análise na Casa, que concedem a exploração à iniciativa privada de quiosques no calçadão e no zoológico.

A Lei Orgânica é o equivalente à Constituição Municipal, sendo considerada a lei mais importante que rege os municípios. Cada município pode determinar as suas próprias leis orgânicas, contanto que estas não infrinjam a constituição e as leis federais e estaduais.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROGRAMA

Ganhando o Mundo 2025: com 5,7 mil inscritos, processo de seleção vai até 19 de abril

Imagem de destaque
ATUALIZAÇÃO

Novo boletim: obras de revitalização da Orla de Matinhos atingem 94% em março

Imagem de destaque
PRESENCIAL

ESPP abre vagas para especialização em saúde pública em Guarapuava e Londrina

Imagem de destaque

Operação da Polícia Federal desmantela organização criminosa que atuava em três estados

A aprovação de uma lei orgânica deve ser feita pela maioria dos membros da Câmara Municipal (dois terços, no mínimo), sendo que as votações são divididas em dois turnos, com intervalos de dez dias entre cada.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá